Reitor da Furg entrega Projeto Oceanário a Cristóvão Buarque

O senador esteve em rápida visita à Furg, com o grupo que participa do 3º vôo da atual Operação Antártica

Cinqüenta e duas pessoas estão voando até Punta Arenas, nesta semana, integrando o 3º vôo da 26ª Operação Antártica Brasileira - Operantar. Entre eles, está o senador da República Cristóvão Buarque, ex-ministro da Educação, ex-governador do Distrito Federal e ex-reitor da Universidade de Brasília, para o qual o reitor da Furg, prof. João Carlos Cousin, explicou e entregou o Projeto Oceanário, solicitando apoio do parlamentar.

O grupo chegou na segunda-feira, oriundo do Rio de Janeiro. Como os demais vôos de apoio à Operantar, pousou no aeroporto de Pelotas. Os integrantes vieram de ônibus à Estação de Apoio Antártico Esantar, da Furg, para receber orientações e as roupas que devem ser usadas na viagem ao sul do continente.

Na Esantar, o grupo foi recebido pelo reitor e também pelo diretor da Esantar, Pedro Ávila e ouviram, do comandante Aluisio, supervisor de vôo, informações sobre a viagem, o continente antártico e as operações brasileiras ao continente gelado. Este é o segundo vôo que tem por coordenadora uma mulher, a comandante Marise.

Além do senador Cristóvão Buarque, outro parlamentar, deputado José Paulo Tóffano, faz parte do grupo, assim como representantes da Petrobras, de várias unidades das Formas Armadas e pesquisadores de diversas instituições, os quais receberam as boas-vindas do reitor e também tiveram informações sobre a Instituição. Da Furg, estão presentes os pesquisadores Emanuel Carvalho Ferreira e Silvina Botta.

Após pernoitar em Pelotas, o grupo seguiu na manhã desta terça-feira, 18, em direção a Punta Arenas, de onde retornará no dia 22 de dezembro.

 

Assunto: Arquivo