APL tem semana de exercício e testes de Simulador Marítimo Hidroviário

Desde segunda-feira, 15, está em andamento o exercício do Simulador Marítimo Hidroviário no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A implementação do equipamento que reproduz condições de navegação e atracação em canais, portos e rios passou por mais uma etapa de testes ao longo da semana, envolvendo profissionais da praticagem e da engenharia com ênfase em navegação e manobras.  

Adquirido em 2016 através de projeto do Arranjo Produtivo Local do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno (APL), com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, o simulador “é uma ferramenta de definição de tomada de decisão e melhorias operacionais”, explica Daniel Tavares, coordenador do APL. O projeto está sendo finalizado e tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento da região, auxiliando em melhorias no transporte marítimo, principalmente entre Rio Grande e Porto Alegre, reduzindo custos logísticos e ampliando a capacidade de atuação do Porto, da Marinha e da Universidade.

Para Fabiano Rampazzo, diretor da Technomar Engenharia Oceânica e responsável pela implantação, este é um momento de apresentação das competências e do potencial de utilização eficiente do simulador, um instrumento desenvolvido com tecnologia 100% nacional, já consolidado no mercado. A semana de exercício e testes é a fase de transferência de conhecimento e de aceitação do produto. “A ideia com a instalação aqui é criar um ecossistema que consiga explorar o simulador de forma integrada às condições locais”, projeta. A simulação termina na sexta-feira, 19, com previsão de novas seções utilizando cenários diferentes.

 

Galeria

Assunto: Arquivo