Liga do SIB - heróis e heroínas por uma biblioteca como espaço de formação

O Sistema de Bibliotecas da FURG (SIB/FURG), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, acredita na urgência de expandir a perspectiva da Biblioteca como lugar dos livros ou espaço de pesquisa bibliográfica. Entende que é preciso reconhecer que os sujeitos são parte desse espaço e potencializar aprendizagens a partir das diferentes trocas de saberes – advindos dos livros, mas também, das experiências de vida. Alguns esforços nesse sentido já foram empreendidos como a manutenção de salas de estudo.

Agora, o SIB lança uma campanha de valorização da biblioteca, vinculada à premissa de uma universidade de todos. E que a todos valoriza e inclui. A partir da valorização das pessoas e suas diferenças, atenta para a biblioteca como o espaço comum que a todos une. Considerando a pluralidade dos sujeitos sociais – estudantes, técnicos, professores, comunidade circundante – o SIB se faz promotor das interlocuções necessárias à valorização das diferentes culturas. A campanha “Liga do SIB – Viva esse espaço, abrace essa ideia”, propõe-se como um instrumento de socialização dos espaços e ações do SIB, bem como de valorização dos sujeitos como parte desse sistema.

            A campanha, lançada na abertura do 1º Comitê de Graduação (Comgrad) Ampliado, na quarta-feira, 26, parte do pressuposto de que a universidade é para todos e que as diferenças culturais, sociais e políticas são o grande potencial gerador de novos conhecimentos. Os objetivos da campanha são integrar as ações do SIB às novas dinâmicas de inserção dos estudantes, técnicos e professores da instituição; socializar as ações do SIB; desenvolver uma perspectiva de biblioteca como espaço que se expande para além de um acervo bibliográfico; incentivar a leitura e a preservação do acervo; estimular comportamentos adequados na relação com o espaço da biblioteca e com as regras de utilização.

 

A Liga do SiB

            A campanha, que já tem materiais gráficos e de divulgação, quer socializar as ações do SIB procurando valorizar e preservar o espaço-tempo das bibliotecas. O SIB compreende que para se desenvolver o senso de cuidados com o acervo, com os comportamentos nos espaços de pesquisa, faz-se necessário cooptar os sujeitos desde o entendimento de que fazem parte desse ambiente. Assim surgiu a ideia da Liga da Biblio, o grupo de estudantes que freqüentadores da biblioteca se fazem seus defensores.

            O grupo de estudantes que compõem a Liga caracteriza-se não apenas pela causa comum de preservação da biblioteca, mas também, pelas diferenças culturais, étnicas, sexuais e físicas. Formada inicialmente por cinco personagens que representam as diferenças dos sujeitos que frequentam a biblioteca a Liga, convida todos e todas para juntarem-se à causa maior – defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade para todos e do espaço-tempo da biblioteca como um desses pressupostos.

            A primeira personagem apresentada pela Liga do SIB é Sibinha, uma estudante-heroína que surge para questionar em que medida os sujeitos conhecem o SIB e as bibliotecas. É ela que em um primeiro momento irá mobilizar o pensamento sobre a existência e importância da biblioteca como espaço co-formador dentro da instituição de ensino superior. Sibinha também será a responsável por deixar pistas sobre os demais personagens que serão apresentados. Ela representa a etnia negra e estará à frente da campanha no início do ano letivo 2017.

            Cada personagem apresentado terá como “missão” desenvolver um dos objetivos da Liga. Os personagens estarão em diálogo permanente com os usuários do SIB para que se possa qualificar a campanha.

 

Galeria

Assunto: Arquivo