PROGRAMAÇÃO

Agenda Social do mês de abril celebra povos indígenas e conscientização do autismo

Datas dedicadas aos livros e à educação de surdos também estão na pauta do mês

Com o objetivo de dialogar e visibilizar temas sociais relevantes, o projeto institucional Agenda Social chega ao seu quarto ano de atividades. Uma de suas atribuições é estipular um calendário mensal de datas comemorativas, construindo campanhas para visibilizar e engajar a comunidade universitária em prol do debate de temas importantes; confira a seguir o calendário da Agenda Social para o mês de abril na FURG.

Notícias Relacionadas

O dia 2 é dedicado a celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Estabelecida em 2007, a data tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Embora algumas pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções voltadas para pessoas com TEAs devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores. Uma matéria especial vai ao ar nesta semana em furg.br, com a participação da comunidade acadêmica e dos setores da FURG que estimulam a acessibilidade e a permanência de estudantes com essa condição.

No dia 18 é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para celebrar a literatura infantil nacional porque nascia nesse dia, em 1882, o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

O Dia dos Povos Indígenas é comemorado em 19 de abril. O propósito é de celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros, combater preconceitos contra os indígenas e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários. A data comemorativa foi criada em 1943, durante a ditadura do Estado Novo. Seu surgimento se deu, em boa medida, pela pressão de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro. A Secretaria de Comunicação (Secom) prepara uma entrevista com a escritora, poeta e geógrafa Márcia Wayna Kambeba, indígena pertencente ao povo Omágua/Kambeba no Amazonas, Alto Solimões. Sua obra guarda semelhanças com a literatura de cordel e reflete a violência contra os povos indígenas e os conflitos trazidos pela vida na cidade. O mês também reserva uma conversa com a professora Rubelise da Cunha, do Instituto de Letras e Artes da FURG, autora de uma das cartas publicadas no livro "Cartas para o Bem Viver", cujo lançamento acontece no dia 20.

No dia 23 é a vez do Dia Internacional do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Trata-se de um tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616. Nesse dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas.

Também no dia 23, é celebrado o Dia Nacional da Educação de Surdos. O intuito é de rememorar as lutas e celebrar as conquistas da comunidade surda com a integração de práticas inclusivas no ensino regular. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas, ou seja, esta porcentagem corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, portanto, não escutam absolutamente nada. Diante desse cenário, são crescentes as propostas de novas tecnologias comunicativas e formas de comunicação, com foco na busca por igualdade e acessibilidade. Um destaque importante é a Língua Brasileira de Sinais (Libra), que tem sua origem baseada na linguagem de sinais francesa e é um dos conjuntos de sinais existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.

O Dia do Educador e Dia da Educação acontece em 28 de abril. A data tem o objetivo de estimular o acesso à educação e conscientizar a população sobre a sua importância. Nesta data, a educação escolar, social ou familiar é celebrada, com foco nos valores que são essenciais na vida em sociedade.

Projeto Agenda Social
A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG em 2022.

O conceito é dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.