Setembro Amarelo

O suicídio é uma triste realidade e um grave problema de saúde pública. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que de HIV, malária, câncer de mama ou mesmo guerras e homicídios. Uma pesquisa realizada em 2019, pela OMS, aponta cerca de 14 mil casos registrados por ano no Brasil, ou seja, uma média de 38 casos por dia. 

É muito importante falar sobre esse assunto que ainda é visto como tabu, para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações acontecem durante o ano inteiro. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo, maior campanha antiestigma do mundo, que este ano traz como lema: 

Se precisar, peça ajuda!

Todos nós podemos ajudar na prevenção do suicídio e a informação é fundamental para que as pessoas próximas saibam identificar quando alguém está passando por uma crise e como oferecer ajuda, com uma escuta ativa, empática e sem julgamentos, mas principalmente, buscando ajuda profissional de um médico psiquiatra que saberá como manejar a situação e salvar esse paciente.

Para isso, a ABP disponibiliza uma série de materiais que podem ajudar nessa luta:

Cartilha | Como ajudar

Folheto | Fatores de risco e sinais de alerta

Cartilha | Suicídio: informando para prevenir

Fonte: www.setembroamarelo.com

Se você está enfrentando problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, saiba onde procurar ajuda nas cidades em que a FURG está:

Santa Vitória do Palmar

Prae: a pró-reitoria fornece espaços de escuta, orientação coletiva e participação espontânea no projeto “Rodas de conversa sobre saúde mental na universidade” e atendimentos individualizados de psicologia escolar, mediante agendamento prévio pelo e-mail: praesvp@furg.br

Município: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Casa Nova Vida -  Rua General Canabarro, 358 (1) 

São Lourenço do Sul

Prae: a pró-reitoria oferta atendimentos individuais, agendados ou de demanda espontânea focados na psicologia escolar. Também promove o projeto “Ateliê dos Emoções” e realiza ações multidisciplinares da equipe.

Município: Centro de Atenção Psicossocial Nossa Casa (Caps Nossa Casa) - Rua Álvares Cabral, 101

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Santo Antônio da Patrulha

Prae: o estudante que procura a Prae passa por uma triagem com os profissionais do setor e é encaminhado ou para atendimento na pró-reitoria ou no Centro de Atenção Psicossocial. Os alunos da FURG-SAP podem ainda realizar a solicitação de consulta diretamente pelo e-mail do psicólogo escolar da unidade. Basta escrever para robersonrosa@furg.br indicando o nome, número de matrícula e os horários nos quais pode comparecer à consulta (presencial ou por videochamada).

Município: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) - Rua. Cel. José Maciel, 167

Ambulatório de Saúde Mental (Ament) -  Rua. Cel. José Maciel, 167

Hospital Santo Antônio da Patrulha - R. Mal. Floriano Peixoto, 732

Rio Grande

Prae: o setor de psicologia escolar da Prae atende por meio do plantão de atendimento psicológico, com agendamento via formulário, disponível no site da Prae. Esse atendimento busca oferecer escuta e apoio psicológico pontual, informar sobre questões de saúde mental e planejar estratégias que possam auxiliar o aluno a lidar com determinada situação. O setor de Psicologia da Prae também realiza grupos e rodas de conversa - em 2023, estão ocorrendo os grupos "Treinamento de Habilidades Sociais para Estudantes Universitários" e o workshop de orientação profissional "Será que estou no curso certo?", entre outros. 

Município: Unidade de Saúde mental HU-FURG/Eberh

Atendimento AMBULATORIAL

CAPS Conviver/Ambulatório de Saúde Mental (AMENT) - pacientes acima dos 16 anos SEM uso de substâncias. Rua General Bacelar, 509

CAPS AD - pacientes acima de 16 anos COM uso de substâncias.

Rua Napoleão Laureano, 261

CAPSi Serelepe - atende menores de 18 anos SEM uso de substâncias e menores de 16 anos COM uso de substâncias. Rua Marcílio Dias, 636 

*Não é necessário nenhum tipo de encaminhamento para passar por acolhimento nos CAPS*

Atendimento EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA

Pronto Socorro Municipal (ACSCRG) - sem restrição de idade e uso/não uso de substâncias. Possui plantão psiquiátrico em tempo integral, inclusive nos finais de semana e feriados. * não realiza atendimentos ambulatoriais.

Nota: o acolhimento oferecido na Prae de todos os campi é exclusivo para estudantes com matrícula ativa na FURG e tem foco na psicologia escolar.  O acolhimento não garante a continuidade do acompanhamento em psicoterapia individual e, de acordo com a necessidade de cada caso, após o acolhimento, a pessoa poderá ser encaminhada para serviços parceiros. 

CVV

Você também pode conversar com um dos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo fone 188 (ligação gratuita, atende 24h) ou acesse: 

cvv.org.br