Inscrições para a Prova de Proficiência em Língua Estrangeira da FURG ficam abertas até 21 de setembro

O Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) informa que estão abertas as inscrições para a Prova de Proficiência em Leitura de Textos em Língua Estrangeira referente ao 2º semestre de 2025.

Notícias Relacionadas
O exame avalia a capacidade de leitura e interpretação de textos autênticos de caráter científico, acadêmico ou de divulgação científica, em diferentes níveis de compreensão: geral, dos pontos principais e detalhada. Além disso, os candidatos serão avaliados pelo domínio de vocabulário e a compreensão da gramática textual, a partir das respostas às questões objetivas e discursivas.

As provas serão realizadas nas línguas Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português. No caso da Língua Portuguesa, a avaliação é destinada exclusivamente a falantes não nativos. 

O exame é voltado a candidatos que estejam cursando ou pretendam ingressar em cursos de pós-graduação em qualquer área do conhecimento, assim como àqueles que necessitem comprovar proficiência em um dos idiomas.

As inscrições estarão abertas até dia 21 de setembro de 2025, exclusivamente pelo Sistemas de Inscrições. Já a aplicação da prova ocorrerá no dia 27 de setembro de 2025 (sábado), nos seguintes locais, de acordo com a escolha realizada no momento da inscrição:

  • Rio Grande: Pavilhão 1, Avenida Itália, km 08 – Carreiros

  • São Lourenço do Sul: Rua Marechal Floriano Peixoto, 2236 – Centro

  • Santa Vitória do Palmar: Rua Glicério P. de Carvalho, nº 81 – Coxilha

  • Santo Antônio da Patrulha: Rua Francisco Borges de Lima, nº 3005 – Bom Princípio

Mais informações podem ser conferidas aqui.