A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da FURG divulga a abertura do edital de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. Neste ano, todos os pedidos ocorrerão em um único edital, contemplando, assim, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do CNPq, além dos Programas de Iniciação Científica (Probic) e Tecnológica (Probiti) da Fapergs e, como novidade, o Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE/FURG - Bolsas Epec - Pesquisa). As bolsas serão executadas entre setembro de 2023 e agosto de 2024.
Labsadi seleciona bolsistas de iniciação científica e iniciação tecnológica
Grupo Gepop seleciona bolsista para projeto de pesquisa na área da saúde
Grupo de Estudos em Políticas Educacionais seleciona bolsista
Após intenso trabalho com auxílio do Centro de Gestão de Tecnologia de Informação (CGTI), da Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação, os pedidos de bolsas pelos docentes e técnicos da FURG e o processo de avaliação e classificação foram substancialmente simplificados. Para bolsas de IC/IT, haverá apenas um edital, integrando todas as bolsas disponibilizadas - CNPq, Fapergs e Epec Pesquisa. Outro aspecto que reduzirá o tempo gasto pelos proponentes é que os procedimentos para pedido das bolsas serão totalmente online, em um único link/aba, sem formulários externos a serem enviados por email ou inseridos no Sistema FURG, algo que também reduz as chances de erro e desclassificação das propostas. Por fim, o preenchimento das planilhas de pontuação do Currículo Lattes foi eliminado e as informações de extração e pontuação foram automatizadas, simplificando a inscrição, reduzindo erros e eliminando a necessidade de conferências posterior pelos avaliadores. Basta o proponente atualizar seu Currículo na Plataforma Lattes que o sistema fará a extração automática dos dados. Neste ano, o professor ou técnico proponente poderá visualizar uma prévia de sua pontuação após salvar a proposta nos Sistemas FURG, logo antes de submeter a proposta para avaliação
Haverá lista única para a distribuição das bolsas de Iniciação Científica e outra lista única para bolsas de Iniciação Tecnológica, o que deverá atender um número maior de pesquisadores. Aqueles pesquisadores que desejarem mais de uma quota de bolsa de Iniciação Científica/Tecnológica deverão fazer inscrições com planos de atividades distintos para cada bolsista (no limite de duas de IC e duas de IT).
O prazo limite para as inscrições vai até o dia 5 de maio de 2023. Há a expectativa de que um número superior a 300 bolsas sejam distribuídas. A Propesp solicita que os proponentes leiam atentamente o edital abaixo.