CORONAVÍRUS

Questionário online avalia impacto da pandemia entre professores da FURG

Dossiê será usado no planejamento de ações e estratégias para retomada das atividades acadêmicas durante o período emergencial

Após lançar um questionário online para avaliar o impacto da pandemia do coronavírus (Sars-CoV-2) entre os acadêmicos, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Acadêmica voltam suas atenções também aos docentes de graduação da FURG. O formulário endereçado aos professores está disponível no Sistema de Consultas até o dia 14 de junho, através deste link. O objetivo é subsidiar ações de planejamento e reorganização acadêmica institucionais para a eventual retomada das atividades de ensino, que ainda não tem previsão.

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A pesquisa dirigida aos docentes de graduação foi elaborada pela Comissão Acadêmica, instituída pela Portaria 750/2020, que conta com representantes das Coordenações de Curso de todas as unidades acadêmicas e campi da universidade. A ideia é colher informações para melhor planejar as possíveis formas de retomada das atividades acadêmicas, obedecendo as diretrizes estabelecidas pelo Comitê de Monitoramento da FURG.

O questionário envolve temas como a formação de cada professor e sua experiência em atividades remotas. "Estamos fazendo isso objetivando fazer capacitações neste mês de junho", antecipa o pró-reitor Renato Dias. O conjunto de capacitações envolve cursos, oficinas, palestras e workshops, possibilitando dar formação especialmente em metodologias ativas e no uso das tecnologias de informação e comunicação.

As aulas presenciais ainda estão suspensas, seguindo o plano de contingência. Mas em conjunto com este planejamento está em estudo a retomada por meio remoto para aquelas atividades compatíveis, de acordo com as características de cada área, considerando as condições de alunos e professores. Ações de infraestrutura da universidade já estão sendo planejadas e incluem a disponibilização de mais laboratórios de informática, além da possibilidade de dar acessibilidade remota aos estudantes.

A previsão é que, até o final de junho, o conjunto de diretrizes acadêmicas gerais para as atividades educacionais emergenciais seja encaminhado para aprovação pelos Conselhos Superiores da universidade. "A participação dos docentes é fundamental no planejamento das estratégias e ações acadêmico-pedagógicas", reforça o pró-reitor de Graduação.