SOLIDARIEDADE

Projeto de São Lourenço do Sul já distribuiu 10 mil máscaras

Projeto de São Lourenço do Sul já distribuiu 10 mil máscaras

Foto: Divulgação

Buscando contribuir na campanha de prevenção ao coronavírus e visando atender as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o projeto de extensão “Fazendo o bem. Não importa a quem”, do Campus São Lourenço do Sul, atua desde março produzindo máscaras para a comunidade lourenciana. No mês de setembro o projeto já contabiliza a entrega de mais de dez mil máscaras e 10 mil toneladas de alimentos doados para a comunidade.

Notícias Relacionadas
As máscaras são doadas ou trocadas por quilos de alimentos destinados a comunidades em vulnerabilidade social. Diversas comunidades, escolas e associações já foram atendidas com alimentos e máscaras, -entre elas: Kraft, Barrinha, Sete de Setembro, Lomba, Camponesa, Nova Esperança, Lar de Idosos Santo Antônio, Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul, Associação Espírita Chico Xavier, Escola Machado de Assis, Escola Isolina Passos, Bairro Navegantes.

O projeto também tem atuado de forma significativa no campo, sendo algumas dessas comunidades atendidas: Quilombo Coxilha Negra, Quilombo Rincão das Almas, Quilombo do Torrão, Quilombo da Picada, Quilombo Monjolo, Coxilha do Barão, Localidade Quevedos, Localidade Gusmão, Localidade Picada Sabão, Localidade Boqueirão, Localidade Bom Jesus, Localidade Reserva, Escola Germano Hubner, Escola Francisco Frömming, Escola São João da Reserva.

Desenvolvido sob a liderança de duas professoras, a coordenadora Graziela Rinaldi da Rosa, do Instituto de Educação (IE) da FURG, e a professora de costura e modelagem Lívia da Silva, da Faculdade Senac-RS, o projeto também conta com o trabalho de voluntários que contribuem para a confecção das máscaras. A FURG colabora com a compra de parte da matéria prima e com a remuneração de costureiros que trabalham no projeto.

Cada costureiro confecciona em média 100 máscaras por semana. A equipe é composta por Lívia Accioly, da Escola de Costura Santo Molde, parceira no projeto, Maria Rosa Nunes (Agroecologia), Ronaldo Augusto da Silva (Agroecologia), e Sandra Hartwig (costureira da comunidade), tendo contribuições das estudantes voluntárias da Santo Molde, da estudante do curso de Gestão Ambiental, Hariane Krack, e também da bolsista Luana Bunde, estudante do curso de Educação do campo, que entre outras atividades, auxilia embalando as máscaras e fazendo os kits de alimentos.

Com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas, facilitando o acesso da comunidade às máscaras de proteção, as máscaras serão distribuídas no centro da cidade, já higienizadas e prontas para o uso.  Interessados em contribuir com o projeto doando alimentos, tecidos, linha e elástico, podem entregar as doações no Prédio 1 da FURG, localizado na Avenida Marechal Floriano, 369, ao lado do Banco do Brasil, pelo turno da manhã, ou podem contatar a professora Graziela pelo telefone (53) 991650370 ou pelo e-mail grazirinaldi@furg.br.

Nos pontos de troca a comunidade pode doar 1kg de alimento e retirar uma máscara. O projeto está recebendo leite, óleo, arroz, feijão e água sanitária. Os pontos de troca são: Campus São Lourenço do Sul, Supermercados Jepsen, Supermercado Peter, Laboratórios Bioexato (São Lourenço e Turuçu), Casa do Trato, Bife Shop.