A semana começa com uma boa notícia para Rio Grande e Região, o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu os insumos necessários para processar os testes para covid-19, tipo RT-PCR. A testagem estava suspensa em virtude da falta de repasse de kits de extração. A retomada só foi possível após o recebimento do material disponibilizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), do qual o HU-FURG faz parte como rede de apoio.
FURG divulga alteração no plano de contingência
Progep/FURG ressalta que doses de reforço da vacina são fundamentais
Uso de máscaras volta a se tornar obrigatório na FURG a partir desta segunda-feira, 12
Desde sua inauguração, em 9 de junho de 2020, o Ladi vinha processando as amostras com kits de extração adquiridos com recursos da FURG. Foram processados 3,2 mil testes para identificação do novo coronavírus (tipo RT-PCR), com resultados em até 48 horas. É importante ressaltar que, em alguns casos, é realizada mais de uma análise por paciente, repetindo o teste em uma mesma amostra para dar um diagnóstico.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.