A superintendente do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Sandra Brandão, anunciou nesta sexta-feira, 4, a retomada das atividades da Enfermaria Covid-19. O atendimento começará no dia 14 de dezembro, oferecendo, inicialmente, 10 leitos semi-intensivos. A medida foi tomada devido ao aumento na taxa de ocupação de leitos e no número de casos de covid-19 em Rio Grande e região.
FURG divulga alteração no plano de contingência
Progep/FURG ressalta que doses de reforço da vacina são fundamentais
Uso de máscaras volta a se tornar obrigatório na FURG a partir desta segunda-feira, 12
Conforme a superintendente do HU-FURG/Ebserh, para a Enfermaria Covid-19 entrar novamente em operação será necessário: suspender as cirurgias eletivas (não urgentes); adequar as escalas médica e de enfermagem; e desocupar os leitos. "Infelizmente com o aumento das internações por covid-19, foi preciso tomarmos essa decisão, mas cabe lembrar que serão mantidas as cirurgias de urgência e emergência, oncológicas e pediátricas. Além disso, ao contrário do que ocorreu no início da pandemia, não serão cancelados os demais procedimentos que foram retomados em outubro", frisou Sandra.
Leitos covid-19
Atualmente, o HU-FURG/Ebserh disponibiliza oito leitos para atendimento exclusivo covid-19: um leito de UTI Pediátrica; um leito de Enfermaria Pediátrica; e seis leitos no Serviço de Pronto Atendimento Covid-19, onde também há duas salas de emergência, com suporte intensivo para emergências. Essas duas salas podem ser usadas para atender as emergências de pacientes com suspeita ou confirmados para a doença. Além dos leitos exclusivos para covid-19, o Hospital disponibiliza leitos de isolamento em todas suas unidades de internação, que podem ser utilizados para atender pacientes com o novo coronavírus.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.