Desde a segunda quinzena de julho, o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr . (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a processar os testes para identificação do novo coronavírus (tipo RT-PCR) dos municípios da Microrregião Litoral Lagunar do Rio Grande do Sul: Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Durante os primeiros 40 dias de funcionamento, o Laboratório processou exclusivamente os testes de Rio Grande, provenientes de pacientes internados no próprio HU-FURG/Ebserh e na Santa Casa e de coletas realizadas pela Vigilância Epidemiológica do município.
FURG divulga alteração no plano de contingência
Progep/FURG ressalta que doses de reforço da vacina são fundamentais
Uso de máscaras volta a se tornar obrigatório na FURG a partir desta segunda-feira, 12
O laboratório, implementado pelo HU-FURG/Ebserh, contribui para o enfrentamento à pandemia de covid-19, processando os testes RT-PCR (biologia molecular), que analisam as secreções respiratórias dos pacientes com suspeita da doença, com resultados entre 24 e 72 horas. Lembrando que esse tipo de teste permite identificar a presença do vírus no período de maior carga viral no organismo, entre coletadas do 3º ao 5º dia do início dos sintomas. O Ladi é uma ampliação e reestruturação do Laboratório de Carga Viral/CD4+, instalado em Rio Grande em 1998 e vinculado ao Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde (MS). O laboratório é referência regional, realizando exames de biologia molecular para diagnóstico de HIV e hepatites.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.