Com a pandemia do novo coronavírus, diversas rotinas sofreram alterações, sobretudo nos hospitais que, para resguardar a saúde da população e dos profissionais e seguir os protocolos de isolamento social, suspenderam as visitas aos pacientes internados. Não foi diferente no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que se adaptou e passou a oferecer visitas virtuais, proporcionando contato entre familiares e pacientes internados para tratamento contra a covid-19.
FURG divulga alteração no plano de contingência
Progep/FURG ressalta que doses de reforço da vacina são fundamentais
Uso de máscaras volta a se tornar obrigatório na FURG a partir desta segunda-feira, 12
As videochamadas são realizadas três vezes por semana, no período das 11h às 13h, com duração de dez minutos cada, sendo até seis pacientes visitados por dia. Os psicólogos atuam, nos momentos que precedem a visita, orientando e preparando o paciente e o familiar para o contato; e, durante chamada, eles auxiliando na comunicação entre a família e o doente. Já no pós-visita, os psicólogos prestam assistência, visando compreender a percepção sobre o momento vivido e oferecer apoio psicológico, se necessário. De acordo com os profissionais, mesmo os pacientes em ventilação mecânica podem ser visitados.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.