TECNOLOGIA E CIÊNCIA

FURG desenvolve caixas de proteção para intubação de pacientes

Caixa acrílica protege o profissional no momento da intubação endotraqueal

Desenvolvidas por integrantes do iTecCorona as caixas acrílicas de intubação são um importante equipamento de proteção individual (EPI) para resguardar a saúde dos profissionais envolvidos na linha de frente do combate à COVID-19. Cinco unidades do equipamento foram entregues ao Hospital Universitário da FURG (HU-FURG/Ebserh) e à Santa Casa do Rio Grande nesta sexta-feira, 3.

Notícias Relacionadas

De acordo com o professor Paulo Drews, coordenador do projeto, a demanda pela construção deste tipo de EPI surgiu do HU-FURG/Ebserh, uma vez que durante o processo de intubação de um paciente com COVID-19 o profissional fica exposto a um alto grau de contaminação. “Em função disso, mundo afora o pessoal tem usado essas caixas de proteção”, explica.

Construção, operacionalidade e montagem

Após receber a demanda, a frente iTecCorona - na figura de integrantes do Centro Ciências Computacionais (C3) e com a participação da Escola de Engenharia (EE), Oceantec, Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e outros participantes do grupo - deu início à modelagem 3D do equipamento, ajustando o tamanho e espessura do material, bem como seu design. Com duas aberturas circulares na parte traseira e uma maior no lado oposto, o profissional posiciona suas mãos nos dois orifícios menores para operacionalizar a intubação, enquanto o paciente - deitado à frente do profissional – fica resguardado, dentro da caixa, sem perder conforto ou espaço. O material, transparente e resistente, permite que o usuário execute a manobra sem prejuízo em suas funções, evitando o risco de contaminação direta.

Em seguida, o grupo entrou em contato com diversos fornecedores da região capazes de realizar o corte do acrílico para a montagem do equipamento, e, por fim, recebeu o apoio de uma empresa pelotense que forneceu a montagem das caixas com preço de custo. 

A Ciência e tecnologia como ferramenta de combate à pandemia

Para Drews, a FURG tem uma relação muito forte com a comunidade e, por isso, exerce um papel importante no auxílio do desenvolvimento da região, o que inclui posicionar-se ativamente no combate à pandemia vivida hoje. “Isso está posto desde a vocação para os ecossistemas costeiros e oceânicos, entendidos de forma ampla”, introduz e completa “Durante uma crise, a FURG é onde está o conhecimento cientifico, tão necessário nessa hora. Assim, todos nós como cidadãos e pesquisadores estamos fazendo a nossa parte e a universidade fomentando tanto quanto possível”.

Outra ação importante são as pias portáteis, outro projeto da frente iTecCorona, e consiste na confecção e distribuição em locais estratégicos de pias híbridas, as quais funcionam conectadas às redes hidráulicas. O equipamento é composto por dois recipientes de igual volume, um para água limpa e outro para efluentes, contando ainda com um dispenser para sabão líquido.