Em 2021, mais uma vez, a volta às aulas será diferente do habitual. As salas de aula cheias e os campi agitados com a vida universitária, por enquanto, ainda ficam na espera. O próximo semestre, que inicia em 8 de fevereiro, será novamente remoto e os encontros ocorrem pelas telas. Mas, a exemplo de todas as voltas às aulas na FURG desde 2010, a Acolhida Cidadã está mantida.
FURG divulga alteração no plano de contingência
Progep/FURG ressalta que doses de reforço da vacina são fundamentais
Uso de máscaras volta a se tornar obrigatório na FURG a partir desta segunda-feira, 12
O Festival vai acontecer de forma virtual de 8 a 22 de fevereiro, no site da Acolhida Cidadã e no canal da FURG no Youtube. Entre os objetivos, além do acolhimento, está o fomento a práticas de expressão cultural na área da música, a valorização do talento musical dos estudantes e a integração e troca de experiências entre os estudantes, compositores, intérpretes e grupos, que realizarão suas apresentações.
“Estamos promovendo o festival porque nesse momento de pandemia, em que vivenciamos tantas dores e tristezas, a música pode ser uma forma de expressar nossas emoções. Ela pode nos animar ou acalmar, amenizar dores e ansiedade ou ainda formar vínculos. Pode construir elos através dos acordes e sons, fortalecendo ou reestabelecendo o contato e o cuidado com o outro. Ela pode ser acolhedora, tal qual nosso programa de Acolhida Cidadã Solidária”, explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério.
Como participar
Os estudantes interessados devem gravar um vídeo com duração máximo de dez minutos e apresentação de até duas músicas. O público-alvo são acadêmicos de graduação e pós-graduação. A recomendação é que o estudante se apresente no vídeo, informando seu nome, seu curso, o campus da FURG em que estuda e as músicas que vai apresentar. O vídeo pode ser gravado por uma pessoa só ou mais. É necessário também preencher uma ficha de inscrição que está disponível no Sistema de Inscrições da universidade, neste link. As inscrições devem ser feitas até 11 de janeiro.
O Festival não é competitivo e não terá premiação. Todas as inscrições que cumprirem os requisitos do edital vão integrar a iniciativa. A pró-reitora Daiane reforça o convite: “A Prae convida nossos estudantes e comunidade universitária a participar desse momento de levar pra cada casa um pouco de carinho e alegria, para alimentar nossas esperanças e construir pontes que nos aproximem apesar da distância física”.