PESQUISA CIENTÍFICA

Artigo analisa potencialidades e desafios de entrevistas online para coleta de dados durante a pandemia

Professora do curso de Psicologia da FURG assina o estudo em coautoria com pesquisadores da UFRGS

Em decorrência da pandemia de Covid-19 muitas atividades se tornaram remotas, incluindo boa parte parte das ações de pesquisa científica. A dependência dos meios digitais se tornou ainda maior em diversas instâncias, já que o contato entre as pessoas nos últimos meses teve que ficar, na maior parte, restrito ao online.

Notícias Relacionadas
Observando este cenário com preocupação, a docente do curso de Psicologia da FURG Beatriz Schmidt, junto aos colegas Ambra Palazzi e Cesar Piccinini, ambos da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), dedicou-se a analisar como continuar com a coleta de dados para pesquisas, diante da necessidade de seguir as medidas de distanciamento. O trabalho resultou no artigo intitulado Entrevistas online: Potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de Covid-19, publicado na revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social (Refacs), editada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). “Nesse sentido, discutimos sobre a necessidade de ampliar as estratégias de coleta de dados para contemplar adaptações e novos recursos, de forma a seguir realizando entrevistas, mesmo durante a pandemia.” explica Beatriz.

No decorrer do texto foram observadas as características gerais de entrevistas online, além dos seus prós e contras. São analisadas as plataformas que permitem a realização destas entrevistas, como o Google Meet, GoToMeeting, Skype, Webex, WhatsApp e Zoom. Beatriz conta que, apesar dos desafios, as entrevistas têm se mostrado uma alternativa para dar continuidade às pesquisas que já estavam em andamento ou, até mesmo, para a realização de novos estudos durante a pandemia de Covid-19.

É importante destacar também que apesar de ser um estudo conduzido na área da Psicologia, como as entrevistas online podem ser utilizadas para a coleta de dados em pesquisas de diferentes âmbitos do conhecimento, o artigo pode ser uma referência para pesquisadores de outras áreas de estudo.

O estudo pode ser conferido na íntegra neste link.