CULTURA

Espetáculo “Títeres” integra programação dos 50 anos da FURG

Atividade é realizada pelo Coletivo Muttare e Cia. Gênesis Dança-Teatro

Foto: Divulgação
A imagem mostra uma cena de um espetáculo. Em um palco, aparecem em primeiro plano duas dançarinas, uma branca e uma negra, sentadas sobre caixotes, fazendo gestos de dança com as mãos. Há uma estrutura com canos iluminada atrás delas. Ao fundo, podem ser vistas mais duas bailarinas e um bailarino na mesma posição que as primeiras.

O Coletivo Muttare e a Cia. Gênesis Dança-Teatro realizam na noite de 23 de agosto, às 20h, a apresentação do espetáculo “Títeres”. A atividade é alusiva aos 50 anos da FURG, por meio da realização da Proposta Cidec Cultural, e acontece no Cidec-Sul.

“Títeres" conta a história de um titereiro que cria bonecos de manipulação. Certo dia os bonecos criam vida e descobrem as possibilidades de movimento. O titereiro se surpreende com a façanha e logo pensa em uma forma de manipular os bonecos e obter algum lucro. Os bonecos experimentam o contraste de estarem vivos, mas presos a uma situação de subserviência. Será que eles conseguirão se libertar?

O espetáculo trata da questão da manipulação nos dias atuais. A Cia. Gênesis Dança-Teatro se utiliza desta história para refletir com o público sobre o tema na forma de um espetáculo de dança. O grupo desenvolveu coreografias inspiradas em uma corporeidade manipulada. Experimentos de um corpo domesticado e robotizado vêm dando origem a esse trabalho desde o início do ano. A montagem cênica busca fazer refletir a partir da identificação com nossas próprias formas de servidão.

 Trabalho e reconhecimento

A Cia. Gênesis Dança-Teatro foi fundada em 2002. Em diversos eventos do município e região, adquiriu reconhecimento devido ao importante trabalho social que realiza. A criatividade é a marca registrada do grupo.

Ao longo dos tempos, a Cia. traçou um percurso pautado pela dança e pelo teatro. A dramaturgia corporal impressa ao trabalho do grupo tem a intenção de gerar uma potência capaz de provocar reflexão na plateia. Os universos ideológicos e humanos constituem o arcabouço filosófico-intelectual da companhia. A busca obsessiva em questionar a existência humana, suas mazelas e dúvidas, alimenta o trabalho desenvolvido pela Cia. Gênesis.

Atualmente, o grupo compõe o Coletivo Muttare como projeto de extensão da FURG e desenvolve atividades artísticas junto à Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG.