O Instituto de Oceanografia (IO), através da meteorologista Eliana Klering, divulga a previsão meteorológica para o Outono, que iniciou na última quarta-feira, 20, e se estende até as 12h54 do dia 21 de junho.
Prae solicita entrega dos documentos das outorgas de grau 2024/2
Prae divulga cronograma de outorgas de grau do segundo semestre
Imef realizará expediente interno nesta terça-feira, 8
Esta estação tem como característica marcante o declínio das temperaturas na região centro-sul do País, devido às incursões de massas de ar frio oriundas do sul da América do Sul. No Rio Grande do Sul observa-se, também, a formação mais frequente de nevoeiros e o aumento da probabilidade de ocorrência de geadas.
Normalmente, no outono, em Rio Grande as temperaturas mínimas apresentam valores em torno de 15,6°C em abril, 12,3°C em maio e 9,6°C em junho. Referente às temperaturas máximas, os valores médios são de 24,0°C em abril, 20,5°C em maio e 17,7°C em junho. Para o estado do Rio Grande do Sul espera-se que as temperaturas médias variem entre 13,7 e 19,7°C. Em Rio Grande a chuva esperada nesta estação fica em torno de 350mm. Já quando se considera o estado como um todo, a média histórica de chuva é de 400mm (1981-2010 INMET).
Segundo as projeções de diferentes modelos climáticos, o fenômeno El Niño de intensidade fraca deve permanecer ativo pelo menos até o início do inverno deste ano. Esta condição de aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial juntamente com o aquecimento das águas do Atlântico Sudoeste indica que as chuvas devem ser superiores a média em grande parte da região Sul do País (Figura 1). Nos municípios de São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha os acréscimos com relação à média histórica podem atingir valores próximos aos 50mm. Entretanto, no extremo sul, região que compreende os municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, a previsão é de que o outono apresente chuvas muito próximas ou levemente inferiores à média histórica. Com relação às temperaturas (Figura 2), espera-se que estas apresentem valores próximos ou ligeiramente superiores (acréscimos de até 0,4°C) à média histórica em todo o Rio Grande do Sul.
A previsão meteorológica e as figuras mencionadas podem ser encontradas no anexo abaixo.