Divulgada previsão climática para o inverno

O Instituto de Oceanografia (IO), através da meteorologista Eliana Klering, divulga a previsão meteorológica para o inverno.

Notícias Relacionadas

No dia 21 de junho, às 12h54, houve o início do inverno no hemisfério sul. Esta estação caracteriza-se pelas frequentes entradas de massas de ar frio, oriundas do sul da América do Sul, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente no centro-sul do país. No Rio Grande do Sul observa-se também, o aumento da probabilidade de ocorrência de nevoeiros e de geadas.

Segundo as médias históricas, para o estado do Rio Grande do Sul espera-se que as temperaturas médias variem entre 12,6 e 15,3°C. Para Rio Grande, a média histórica de temperatura fica em torno dos 14°C. Nessa estação chove no Estado, em média, 417mm. Em Rio Grande a precipitação pluvial esperada no inverno é de aproximadamente 361,4mm (1981-2010 INMET).

Desde a primavera do ano passado (2018) até o presente momento (junho/2019) a temperatura da superfície mar (TSM), do oceano Pacífico Equatorial, vem apresentando valores que caracterizam a ocorrência do fenômeno El Niño. Embora, nos últimos meses, tenha se observado uma diminuição dessas temperaturas, a maioria dos modelos climáticos ainda continua indicando a atuação do El Niño pelo menos até a próxima primavera. Quanto à TSM do Atlântico Subtropical, estas continuam com valores acima da média principalmente em regiões próximas à costa do Rio Grande do Sul. Este cenário pode se configurar com um possível indicativo de chuvas mais frequentes na região Sul do País nos próximos meses.

O prognóstico climático para este inverno indica chuvas levemente acima da média, com acréscimos entre 10 e 50mm com relação a média histórica, em grande parte do Estado. Quanto às temperaturas, estas devem ficar próximas da média em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Apenas na região litorânea do Estado as temperaturas devem ser um pouco acima da média histórica. Com relação ao inverno do ano passado, as previsões climáticas para este inverno apontam para um cenário menos chuvoso e mais quente no Estado.