O Instituto de Oceanografia (IO), através da meteorologista Eliana Klering, divulga a previsão meteorológica para a primavera.
Propesp divulga novo canal de comunicação
Campanha Agasalho sem Fronteira arrecada roupas e cobertas para alunos estrangeiros da FURG
Defesa "Bioerosões em conchas do gastrópode Pachycymbiola brasiliana da Planície Costeira do Rio Grande do Sul (Quaternário) e suas implicações paleoecológicas"
Na primavera, também, se intensifica a ação dos complexos convectivos de mesoescala (CCMs). Estes sistemas meteorológicos se caracterizam pelas chuvas intensas em curtos períodos de tempo e pela ocorrência de tempestades de raios.
Durante a primavera a média histórica de temperatura do ar no Rio Grande do Sul varia em torno dos 20°C. Com relação às chuvas, no Estado a média histórica é de 426mm e em Rio Grande é de 280mm (1981-2010 INMET).
Nos próximos meses há tendência de normalidade quanto à ocorrência de eventos El Niño/La Niña. A previsão climática para a primavera aponta para chuvas levemente acima da média no Rio Grande do Sul. Espera-se que os maiores volumes de chuva ocorram no final da estação (entre o final do mês de novembro e o início de dezembro). No que se refere às temperaturas, estas devem apresentar valores próximos a média histórica tanto no Estado como em Rio Grande. Com relação à primavera do ano passado está deve ser menos chuvosa e mais quente.