A Reitoria da FURG, após tomar conhecimento sobre a circulação de postagem em redes sociais, de possíveis denúncias sobre fraudes na aplicação e verificação dos critérios referentes à Lei das Cotas para ingresso nos cursos de graduação da universidade, emite nota de esclarecimento, disponível abaixo, sobre as implementações do Programa de Ações Afirmativas (Proaaf) e da Lei 12.711 de 2012.
FURG se despede de Jorge Carlos Marques da Cunha
FURG se despede da estudante Gabriela Simões Reis
FURG se despede da estudante Denise dos Santos Mendes
Além disso, a gestão da universidade reforça seu compromisso com a legislação vigente, através da criação em 2017 da Comissão composta por representantes de docentes, TAEs e estudantes com finalidade de defender o cumprimento efetivo da Lei de Cotas, e em 2019 se consolidou com a Comissão Permanente de Heteroidentificação, em resposta a demandas importantes da comunidade.
A FURG é extremamente diligente em providenciar todos os encaminhamentos necessários, através dos órgãos da universidade envolvidos, especialmente por meio da Ouvidoria. E salienta que, na maioria dos casos averiguados não restou confirmada a fraude.
A nota reforça ainda que, num momento crucial para a defesa, preservação e valorização da vida, sobressai-se, em virtude de inúmeros acontecimentos no país e no mundo, a urgência em defender a vida e os direitos da pessoa preta, parda e indígena. A FURG acredita que a Lei de Cotas segue sendo um elemento divisor de águas para a consolidação desses direitos. Por esse motivo, e em razão de sua natureza pública, a FURG entende que as denúncias podem contribuir para a continuidade e para a transparência deste processo, desde que feitas pelos canais oficiais de apuração dos fatos.
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) também publicou nota sobre a Universidade pública, gratuita e inclusiva, que pode ser conferida logo abaixo.
Nota de Esclarecimento sobre Denúncias de Fraude às Cotas Raciais
Nota Andifes - Universidade Pública, Gratuita e Inclusiva