FURG se despede do estudante Gilson Braulio Correa Terra

Acadêmico cursava o quarto ano do curso de Sistemas de Informação

Com pesar, a FURG comunica o falecimento do estudante Gilson Braulio Correa Terra, de 54 anos, acadêmico do curso de Sistemas de Informação, ocorrido nesta sexta-feira, 31. De acordo com o coordenador do curso, Sam Devincenzi, Gilson tinha muita determinação e será lembrado por sua alegria contagiante, “era um exemplo de superação e inspiração para todos que tinham a oportunidade de conviver com ele”, aponta o professor.

Notícias Relacionadas
Gilson era cego, e, mesmo com os desafios impostos por essa condição, foi reconhecido por seus colegas como uma pessoa positiva e de bastante força. “Ele cursava o quarto ano e em 2026 iniciaria o seu Trabalho de Conclusão de Curso”, completa Devincenzi.

De acordo com informações da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Gilson estava internado para tratamentos médicos, mas acabou não resistindo às complicações que afetaram principalmente os seus rins.

Para um de seus professores, André Prisco, Gilson sempre se destacou como um estudante dedicado, respeitoso e persistente. “Ele tinha o firme propósito de concluir sua formação e, mesmo diante das adversidades, manteve-se confiante e buscou, com criatividade e resiliência, superar cada desafio que surgia em seu caminho. Além de ser uma pessoa com deficiência visual, Gilson era um homem maduro, que retornou aos estudos após um período afastado. Sua determinação e exemplo de superação permanecerão como uma inspiração para toda a comunidade acadêmica”, destacou o docente.

Para o diretor do Centro de Ciências Computacionais (C3), Eder Gonçalves, a perda de um estudante é sempre um momento triste, não só pela interrupção de uma trajetória ainda em construção, mas também pela falta diária sentida pelos colegas, técnicos e professores com quem convivia. “Neste momento de consternação, expressamos nossa solidariedade. Gilson nos ensinou com seu exemplo de superação que o conhecimento e a inclusão são parte de uma importante construção coletiva feita de empatia e compromisso; que o seu exemplo siga vivo em nossa comunidade acadêmica”, afirmou o professor.

A Universidade se solidariza com os familiares e amigos neste momento de pesar e declara luto oficial.