Nesta sexta-feira, 27, a Deputada Estadual Sofia Cavedon realizou uma visita à FURG, onde também aconteceu uma importante reunião sobre a atual situação da Universidade. Na oportunidade, a reitora, em conjunto com a chefe de Gabinete, Camila Estima; com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, André Lemes; e o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Daniel Antiqueira, apresentou o complexo momento financeiro da instituição, buscando alternativas de suporte junto ao poder legislativo do Estado.
FURG se despede de Jorge Carlos Marques da Cunha
FURG se despede da estudante Gabriela Simões Reis
FURG se despede da estudante Denise dos Santos Mendes
Com um déficit na ordem de mais de R$ 12 milhões do exercício anterior (2024), a FURG iniciou 2025 com um saldo devedor em diversos contratos de prestação de serviços. Para equilibrar as contas e manter a operação da Universidade, a gestão decidiu quitar as contas em atraso para realizar a manutenção desses contratos e, dessa forma, atualmente, a instituição está realizando o pagamento das despesas de março de 2025.
Desde o início do ano a FURG adota uma série de medidas restritivas para contornar o cenário, no entanto, o contexto é complexo e bastante ajustado. Desde 2024 foram feitas diversas reduções em postos de trabalho terceirizados, insumos e manutenção infraestrutural. No entanto, ainda assim a instituição sofre com o reajuste anual de contratos e a inflação em outros serviços.
“Sabemos que a situação não se resolverá de um dia para o outro, mas estamos confiantes de que, com trabalho coletivo, responsabilidade e diálogo constante, vamos superar este momento. Seguimos acreditando que a força da nossa comunidade e o apoio político que estamos angariando nos levarão a um caminho de superação. Nossa gestão seguirá lutando, com esperança e com a certeza de que a FURG tem um papel fundamental a cumprir e continuará firme no seu propósito de transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade", aponta a reitora.
Durante a reunião, a deputada se comprometeu a realizar movimentos políticos e ações estratégicas para o aquecimento do debate sobre o agravo do cenário orçamentário da FURG, buscando soluções internas e o apoio político necessário para remediar a situação.