Memória

Gepim desenvolve Glossário Ilustrado de marcas de proveniência

Produção tem foco em origens bibliográficas

O Grupo de Estudos e Pesquisas em informação e Memória (Gepim) desenvolveu o projeto de pesquisa Glossário Ilustrado de marcas de proveniência, sob a coordenação da professora do curso de Biblioteconomia Márcia Carvalho Rodrigues. A produção visou estruturar um glossário ilustrado de tipos de marcas de proveniência bibliográfica e a sua publicação em acesso aberto.

Notícias Relacionadas
Os estudos de proveniência, no âmbito da Biblioteconomia, são relativamente recentes no Brasil. Geralmente associados a coleções especiais de obras raras, tais pesquisas envolvem, entre outras questões, a identificação e descrição de marcas ou indícios deixados nos livros por pessoas e/ou instituições que tiveram contato com o mesmo ao longo de sua história, tais como antigos proprietários, leitores, censores, bibliotecas e comerciantes. Desta forma, as marcas deixadas em um livro impresso ou manuscrito podem ter sido produzidas por diferentes pessoas, em diferentes contextos e circunstâncias, para cumprir diferentes propósitos.

O Glossário

Segundo a professora coordenadora do estudo, Márcia Carvalho, o Glossário de Marcas de Proveniência é uma iniciativa inédita no Brasil. As marcas de proveniência existem desde o surgimento do livro. “Se tratando de um assunto relativamente novo, é esperado que existam dúvidas em relação a definições e usos de termos da área. Daí a importância da criação do Glossário, que além das definições traz também as formas equivalentes dos termos em espanhol, francês e inglês, apresenta ilustrações relacionadas ao termo definido para facilitar o seu entendimento, além de estabelecer relações entre os termos”, destaca.

Tendo em vista a ampla variedade de tipos de marcas de proveniência, bem como a escassez de recursos em língua portuguesa sobre o tema, propôs-se a elaboração de um glossário de tipos de marcas de proveniência, enriquecido com ilustrações.

Etapas de pesquisa

A fase 1 da proposta, desenvolvida entre os meses de janeiro e junho de 2021, teve como metas identificar as fontes, selecionar os termos (corpus inicial) e dar início à criação dos registros.

A fase 2 teve como metas finalizar o registro dos dados, tornar o Glossário público (disponível para consulta na Internet) e ampliar o corpus inicial. Essa fase teve início em de julho de 2021 e se estenderia até agosto de 2022, porém as duas primeiras metas da fase 2 foram concluídas e, em 22 de outubro de 2021, o Glossário foi disponibilizado ao público. A partir dessa data, o grupo prossegue trabalhando na ampliação do corpus inicial.

Os próximos passos da pesquisa são ampliar o corpus inicial do Glossário com 122 conceitos. Para dar seguimento ao trabalho de sistematização de seleção e definições de novos termos.

A equipe de pesquisa é composta pela docente Márcia Carvalho, da área de Biblioteconomia, Luise de Oliveira Rodrigues, bolsista de iniciação científica Fapergs e aluna do curso Biblioteconomia, Alissa Esperon Vian, mestranda em história, e Mariana Briese da Silva, mestranda em Letras na FURG.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval