PARCERIA

FURG é convidada a participar da Rede de Cooperação Bioma Pampa entre Brasil e Uruguai

Acordo potencializará políticas de internacionalização da universidade a partir de sua implementação

Foto: Divulgação

A Rede de Cooperação entre instituições públicas de Educação Superior presentes na região sul do Estado do Rio Grande do Sul e da região noroeste do Uruguai denominada, até então, Región Bioma Pampa de Educación Superior, possui o objetivo de contribuir para o desenvolvimento acadêmico local e regional, assim como a integração binacional e multilateral do Ensino Superior na América. Por meio da Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC), a FURG foi convidada a participar da rede cooperativa, sendo representada, em sua primeira reunião pelo Secretário de Relações Internacionais da FURG, Milton Asmus, em evento que teve lugar em Santa Maria no dia 18 de fevereiro.

A Rede apresenta atividades cooperativas desde o ano de 2013, a partir de uma iniciativa da UTEC e encontra-se em processo de formalização. Além dessa universidade, hoje participam do grupo a Universidad de La República, Uruguay, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Sul-rio-grandense, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Consejo de Educación Técnico Profesional -Universidad del Trabajo del Uruguay, Consejo de Formación em Educación, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O território

A Região do Bioma Pampa – também conhecida como Campos Sulinos, ou Campanha Gaúcha – corresponde a 63% da área total do Rio Grande do Sul, estendendo-se por partes de outros países, como Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. A faixa de fronteira entre o sul do Brasil e o nordeste do Uruguai encontra-se em um epicentro binacional da região do bioma Pampa.

A região Pampa conta com, aproximadamente, 67 mil estudantes universitários de graduação e pós-graduação e, aproximadamente, 6.500 docentes universitários em nível de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, resultando em um alto potencial de desenvolvimento cooperativo entre instituições.

O evento

A reunião aconteceu na sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), organizada pela Comisión Coordinadora Región Bioma Pampa de Instituciones Públicas de Educación Superior (CCRBPES) e teve como objetivo apresentar a Región Bioma Pampa para os novos integrantes da Rede. A partir disso, foi proposto um Acordo Geral entre todas as instituições da região, discutida a situação do Ensino Superior com propostas de atividades de apoio às universidades públicas e apresentado os avanços dos Núcleos Temáticos priorizados, além da agenda das próximas reuniões. 

É importante destacar que a rede busca a sua projeção em âmbito continental e global, a sua integração com as políticas de desenvolvimento sustentável com justiça social, a complementariedade e otimização de recursos e a possibilidade de geração de conhecimento acadêmico e tecnológico. Por sua vez, os Núcleos Temáticos constituem-se por representantes de diferentes instituições que visam trabalhar em propostas colaborativas nas áreas da tecnologia, agroecologia, políticas sociais, áreas de serviço, áreas transversais e workshops relacionados à região.

A FURG

O convite para integração da FURG à Rede reflete o Acordo de Cooperação com a UTEC assinado em 2019, visto que docentes da universidade têm participado constantemente de cursos na área tecnológica proporcionado pela instituição do Uruguai em Rivera. Em razão de possuir seus Campi de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande em uma localização importante na região Pampa e tendo em conta suas áreas acadêmicas de atuação, a FURG foi designada aos sete grupos temáticos viabilizados pela Rede. São eles:

Automatización, control y robótica;
Energias Renovables;
Tecnologias de la información y la comunicación;
Medio Ambiente;
Ciencias agropecuárias;
Empreendedorismo;

O Secretário de Relações Internacionais da FURG acredita na importância da presença da universidade entre as outras instituições, pois reconhece que a região Pampa possui problemas comuns aos dois países (Brasil e Uruguai) que justificam a formação dessa rede para trabalhar na atenuação e solução dos mesmos, a partir do desenvolvimento com aporte de novos conhecimentos e da formação de recursos profissionais qualificados que podem atuar em vários temas de ordem política, econômica, ambiental, social e institucional.