O Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (Nauc) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI/FURG) convida toda a comunidade para visitar as exposições fotográficas: "Vida, Voz e Cor dos Sujeitos da Pesca Artesanal da Lagoa dos Patos" e "Como as Mulheres da Torotama Fazem". As mostras integram a programação oficial da Festimar 2025 e estarão abertas para visitação durante todo o período da feira, de 10 a 20 de abril.
As exposições apresentam registros que revelam as identidades, os modos de vida e os saberes das comunidades pesqueiras da região do estuário da Lagoa dos Patos. As exposições são fruto de dois projetos desenvolvidos no âmbito do Nauc/ICHI/FURG, sob coordenação da professora Juliana Cristina Franz: o projeto "Vida, Voz e Cor", financiado pela Fapergs, e o projeto "Como as Mulheres da Torotama Fazem", contemplado pela Lei Paulo Gustavo.
O projeto "Vida, Voz e Cor" toma como ponto de partida a escuta sensível e os cotidianos dos pescadores e pescadoras artesanais, valorizando suas histórias, memórias e relações com o território. Já o projeto "Como as Mulheres da Torotama Fazem" traz à tona a perspectiva das mulheres pescadoras artesanais da Ilha da Torotama, suas práticas culturais, modos de fazer e resistência.
Segundo a coordenadora, ambas as exposições convidam o público "a mergulhar em experiências visuais que conectam arte, pesquisa, extensão e cultura, revelando a potência de narrativas que, muitas vezes, permanecem invisibilizadas". A expectativa, com as visitações, é de fortalecer a visibilidade dessas histórias e territórios. As exposições são realizadas pelo Nauc, com apoio da Diretoria de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).