Tem início nesta terça-feira 8, o Multiconversas Literárias do Programa “Socializando a Leitura”. Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube da FURG a partir das 20h. A abertura do evento contará com a presença do reitor da FURG Danilo Giroldo, do pró-reitor de Extensão e Cultura Daniel Prado, da diretora do Instituto de Letras e Artes Elaine Nogueira e do coordenador do evento, professor Artur Vaz.
Serviço de Psicologia Escolar convida para oficina de colagem
1º Seminário Sul-Brasileiro de Soluções baseadas na Natureza divulga programação
IO realiza 7º Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar
Outras edições do sarau podem ser acessadas pelo link.
Neste ano o evento foi denominado de “Multiconversas Literárias”, pois acontecerão dois tipos de conversa, parte são poetas e romancistas e é sempre legal ouvir esses autores; e outra parte são professores que vão falar sobre alguns temas literários”, explica Artur Vaz.
O objetivo do evento é realizar a divulgação dos autores e promover um espaço para o debate de temas literários de interesse público. Participam do evento os autores: Enéias Tavares, Caio Ritter, Lourenço Cazarré, Fábian Severo (Uruguai) e Heleine Fernandes de Souza e os professores: Fabiane Verardi, María Inés Arrizabalaga (Argentina), Eder Silveira e Luís Augusto Fischer. Além da temática juvenil LGBTQIA+ temas como literatura fantástica, infantil, latino-americana, Oswald de Andrade e a História da Literatura no Rio Grande do Sul estarão presentes nos debates.
Edições anteriores
Nas duas primeiras edições, 2017 e 2018, o projeto chamou-se "Conversas literárias: socializando a leitura" e fez uma parceria com a Livraria Vanguarda. Esses dois anos de experiências trouxe frutos importantes tanto no âmbito extensionista, como a possibilidade de novas parcerias, quanto no âmbito acadêmico, como participação dos bolsistas e convidados da comunidade em eventos - seminários e programas de pós-graduação.
Em 2019, houve o "Conversas Literárias na escola: socializando a leitura", na escola Juvenal Miller, por exemplo. A diversidade de idades e a presença de um curso de formação de professores promoveu excelente espaço para discutir literatura como objeto cultural e, em especial, os diversos suportes que a viabilizam.
Em 2020 e 2021, com o distanciamento social, o projeto converteu-se no “Desconversas literárias”, com gravações on-line sobre autores e obras literárias disponibilizadas no Youtube.
Em 2022, com a manutenção do distanciamento social, a organização do evento optou por um ciclo de conversas com autores e professores de literatura.