INCLUSÃO

Livro sobre nanismo será lançado em congresso internacional

Obra tem tradução para o espanhol de professora do ILA/FURG

O livro "Escola para todos: Nanismo" será lançado no Congresso EuroAmérica de Displasias Esqueléticas, promovido pela Associação de Nanismo Brasil (Annabra), que ocorrerá de 18 a 20 de julho, no Rio de Janeiro. A ideia, nascida em Rio Grande, ganhou parceiros por todo o país.

O objetivo é trabalhar o tema com as crianças através de uma linguagem lúdica e infantil. A educadora social e ativista rio-grandina Vélvit Ferreira Severo, idealizadora e autora da obra, esclarece que a obra foi criada com base em experiências de famílias e pessoas com nanismo. "Na fase escolar, a criança passa a se descobrir como ser humano e sua percepção sobre as diferenças começa a aflorar. Por isso, nosso objetivo é ensinar para as elas de forma lúdica e simples o que é o nanismo, para que entendam desde cedo que todos somos diferentes de alguma forma. Para facilitar a compreensão, nossa ideia é contar como é o dia a dia de uma criança com nanismo na escola”, explica.

O material didático está publicado em diferentes idiomas e terá distribuição gratuita para escolas e secretarias de educação no Brasil e no exterior. O livro foi traduzido para a língua espanhola pela professora doutora Daniele Corbetta Piletti, do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (ILA/FURG), e será distribuído aos delegados brasileiros da Associação de Nanismo Brasil e para associações de outros sete países: Argentina, Espanha, Rússia, Itália, Chile, México e Portugal.

Com a distribuição, espera-se que o tema seja trabalhado entre as famílias, de modo que cada vez mais chegue aos anos iniciais das escolas.

Assunto: Eventos