Na próxima quarta-feira, 23, o grupo de pesquisa “Arte pública, entorno e novos gêneros” promove seu 1º webinário com participação internacional. O encontro contará com a presença do artista, produtor cultural e escritor, Domingo Mestre (Valência, Espanha), além da participação de Fernando Rocha, artista e estudante de Artes Visuais.
Palestra discute serviço de referência em bibliotecas e uso de inteligência artificial
1º Fórum de Editores do Portal de Periódicos Científicos da FURG reúne cerca de 100 participantes
FURG sedia 1º Congresso de Formação de Professores do Extremo Sul do Brasil
Domingo Mestre é artista visual e escritor espanhol. Tem formação em Belas Artes, com ênfase em escultura, pela Universidad Politécnica de Valencia (UVP) e mestrado em Gestão Cultural pela Universidad de Valencia (UV). Foi professor da Universidad Europea de Madrid (UEM), professor na pós-graduação de Mestrado de Engenharia Cultural e Mestrado da Arte Contemporânea da mesma universidade. O artista também foi professor colaborador do Departamento de Extensão Universitária da Universidad de Valencia. Seu trabalho como artista pode ser visto em diferentes espaços da Europa e América Latina.
Fernando Rocha, natural de Rio Grande/RS, é estudante de graduação em Artes Visuais Bacharelado pela FURG e designer estagiário da Diretoria de Arte e Cultura (DAC). Sempre sentiu uma forte conexão com a paisagem e os atravessamentos que ela o proporciona. Há dois anos vê a cartografia como linguagem para seus trabalhos poéticos, buscando a afetividade na paisagem local e dando visibilidade ao que denomina de "Não-lugares".
O webinário integra as ações internacionais do grupo em conjunto com a Espanha. Em convênio internacional recentemente assinado pela coordenadora Janice Appel com a Universidade de Castilla – La Mancha (UCLM), foi previsto o intercâmbio nos campos de ensino e pesquisa, tanto nos programas de graduação quanto de pós-graduação, bem como o desenvolvimento de projetos, eventos e intercâmbios culturais, artísticos e esportivos, visando facilitar a internacionalização nas instituições.
O grupo de pesquisa abrange os projetos “Arte pública e a formação de poéticas da paisagem na planície costeira de Rio Grande e seu entorno: monumentos, parques, praças, jardins, feiras e festas populares” e “Observatório de arte pública e as mudanças a partir do Covid-19”. O grupo de pesquisa é coordenado pela docente Janice Appel, e conta com a participação dos bolsistas Leandro Teixeira Castro (CNPq) e Olívia Godoy Collares (Epec).