BRASIL-ESPANHA

Galeria Espaço Incomum transmite segunda edição de evento internacional

Atividade acontece nesta sexta, 29, pelo YouTube

Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, a Galeria Espaço Incomum, do Núcleo de Exposições do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, realizará a transmissão do 2º Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas (Confinadas) en Vídeo “Cuerpo (no)urbano em acción”. Com início às 14h30, a atividade acontecerá pelo canal do núcleo no YouTube.

Notícias Relacionadas
O festival é organizado por Elia Torrecilla, com a colaboração de Miguel Molina, e co-criação de Domingo Mestre e Janice Appel, coordenadora do Núcleo de Exposições e da Galeria Espaço Incomum.

Segudno Elia, após a ampla divulgação e sucesso da primeira edição, o 2º festival foi adaptado para os tempos de quarentena devido à Covid-19, onde o conceito de corpo urbano foi modificado em função da pandemia. Nas palavras da organizadora: "En tiempos de confinamiento la creatividad fluye a borbotones ante la prohibición del acceso libre al espacio público. Sale desde la casa hacia el balcón para abrir unas vías intermedias que transitan entre dentro y fuera, entre lo público y lo privado, entre lo individual y lo colectivo, entre lo permitido y lo prohibido. El cambio de la actividad habitual, el trabajo telemático, la falta de contacto público, la acción restringida, el aburrimiento, la incertidumbre, el miedo, dan paso en ocasiones a lo absurdo para romper con la rutina, dando lugar a unas acciones virales que nos contagian a través de las redes para abrir una frontera entre el arte y la vida, el arte y el no arte"

Mostra Virtual

No dia 10 de fevereiro, às 14h30, acontece uma live relacionada a Mostra Virtual 2ª Edición del Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas (Confinadas) em Vídeo “Cuerpo (no)urbano em acción”. Além da participação especial de Elia Torrecilla e Miguel Molina (Espanha), o evento contará com a presença da artista Olivia Godoy, estudante da FURG, e do artista e gestor cultural Domingo Mestre. A mediação será realizada pela docente Janice Appel e pelos estudantes Sophia Hiriart e Yuri Lucas.

Os eventos fazem parte de um grupo de ações realizadas pela Galeria Espaço Incomum - Núcleo de Exposições, que visa aproximar as relações da FURG com a Espanha, com o objetivo de intensificar o diálogo com artistas, programas e universidades, para internacionalizar e estreitar os laços dentro da produção cultural brasileira e internacional. A professora Janice Appel também coordena o convênio internacional recentemente assinado com a Universidade de Castilla - La Mancha (UCLM), que tem previsto o intercâmbio nos campos de ensino e pesquisa, tanto nos programas de graduação quanto de pós-graduação, bem como o desenvolvimento de projetos, eventos e intercâmbios culturais, artísticos e esportivos, visando facilitar a internacionalização nas instituições.

Sobre os participantes

Elia Torrecilla é artista e curadora visual espanhola. Seu trabalho de investigação centra-se na figura do flâneur, paradigma da experiência urbana moderna, e na sua adaptação aos espaços gerados pelas novas tecnologias. Doutora em Arte: Produção e Investigação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valência, fez parte do grupo de pesquisa Laboratorio de Creaciones Intermedia, sob coordenação de Miguel Molina Alarcón, também diretor da tese de doutorado intitulada: Flâneur, ciberflâneur, phoneur.

Domingo Mestre é artista visual e escritor espanhol. Tem formação em Belas Artes, com ênfase em escultura pela Universidade Politécnica de Valencia (UVP) e mestrado em Gestão Cultural pela Universidade de Valencia (UV). Foi professor na Universidade Europea de Madrid (UEM), professor na pós-graduação de mestrado de Engenharia Cultural e mestrado em Arte Contemporânea na mesma universidade. O artista também foi professor colaborador do Departamento de Extensão Universitária da Universidade de Valencia. Seu trabalho como artista pode ser visto em diferentes espaços da Europa e América Latina.

Olivia Godoy é graduanda em Artes Visuais Bacharelado, com viés em Poéticas, pela FURG, e bolsista no projeto de pesquisa ''Observatório de Arte Pública e as mudanças a partir do Covid-19''. Artista multimídia por pensar e experimentar em várias linguagens e expressões, tem em sua poética questões ligadas a crítica de cunho social e narrativas pessoais. Atua principalmente nos seguintes temas: vivências femininas, conceitualismo, corpo e espaço.

Cartaz