BATE PAPO

Galeria Espaço Incomum divulga evento para incentivar produções femininas e LGBTQIA+

Atividade acontece nesta sexta, 02, pelo Youtube

Nesta sexta-feira, 2, a Galeria Espaço Incomum, do Núcleo de Exposições do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, realizará a transmissão de início do projeto “Possibilidades, percursos e conexões poéticas, estéticas, femi(nistas)ninas e LGBTQIA+”. A atividade acontecerá pelo canal do núcleo no Youtube, a partir das 14h.

Notícias Relacionadas
Nesta iniciativa, as convidadas partilharão produções audiovisuais a partir de suas vivências, trajetórias e falas, do universo feminino como ponto de partida para um olhar em arte e cultura. Em âmbito regional, nacional e internacional, o evento envolve participantes de diferentes localidades.

A estreia acontece com a partilha da documentarista, videomaker, editora e artista visual Dra. Elisa Dassoler, que apresenta sua trajetória no Coletivo Noma - um coletivo feminista de produção audiovisual, de  São Paulo/SP. Formado por aproximadamente 15 artistas, consegue reunir mulheres de vários segmentos do meio artístico.

Sobre as participantes

Elisa Dassoler é mestra e doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com realização de doutorado sanduíche na University of the Arts London (UAL), no Reino Unido. Possui formação em Documentários pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), em Cuba. Já realizou teasers, videoclipes, curta-metragens e editou programas televisivos. Seu primeiro longa-metragem, o documentário “Ken Saro-Wiwa, presente!” (2017) foi premiado na II Mostra SESC de Cinema de Santa Catarina e exibido em festivais e mostras nacionais e internacionais. Desde 2018 participa do Coletivo Noma de produção audiovisual.

Laura Cattani é artista, curadora e pesquisadora em Arte Contemporânea. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e especialização em Gestão de Projetos pela ESPM, com experiência na área de Gestão Cultural. Possui mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS, tendo sido contemplada com bolsa Capes em sua formação, bem como em temporada de pesquisa na França como parte do Programa de Doutorado Sanduíche na UPJV. Foi indicada ao Prêmio Capes de Tese 2018 edesenvolve pesquisa de pós-doutorado junto à UnB. Atua desde 2003 com o duo Ío, junto de Munir Klamt. Sua produção artística é orientada pela pesquisa conceitual e de materiais, e envolve diversos meios, contextos e plataformas, tais como vídeos, instalações, intervenções sonoras, desenho, performance ou fotografia. É diretora do Instituto Cultural Torus, uma organização cultural independente de caráter investigativo, reflexivo e propositivo focada em projetos inovadores em arte contemporânea. É membro do Colegiado Setorial de Artes Visuais da Secretaria da Cultura do Estado do RS e curadora da Galeria Maria Lucia Cattani, focada na produção de mulheres artistas.

Daniele Caron é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e doutora em Urbanismo pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde coordena o Grupo de Pesquisa Margem_Laboratório de narrativas urbanas. Investiga a narrativa como perspectiva teórico-metodológica e ético-política aplicada aos estudos urbanos, desenvolvendo projetos de pesquisas e extensão que buscam visibilizar e produzir narrativas que se constituem à margem da produção urbana hegemônica de características heteronormativa, racista e universalizante. Atualmente o Margem_Lab se dedica à pesquisa "Narrativas à margem: a dimensão pública e comum da paisagem na cidade de Porto Alegre/RS", atuando através de oficinas de narrativa popular, produção de podcast, realização de seminários teóricos internos e derivas urbanas.

Faetuza Tirzah é artista visual, astróloga e arquiteta graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1998), com especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP (2012). Investiga processos colaborativos e poéticas transdisciplinares nas artes visuais que envolvem a temática corpo-ambiente. Atualmente realiza projetos de intervenções urbanas, proposições artísticas e vídeos.

Claudia Washington é uma artista e pesquisadora que explora os espaços como campos de tensões e fluxos materiais, sociais e geológicos. Seu trabalho inclui instalações no espaço público, performances, exposições museais e pesquisa acadêmica. Em suas proposições incorpora fotografia, desenho, traje, textos e vídeo, como formas inclinadas ao estabelecimento de situações participativas. Com o Coletivo E/Ou realizou as intervenções urbanas Re(Des)cartógrafos, cartografias artísticas e colaborativas.

Jéssica Becker é artista, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Artes Visuais pelo PPGAV-IA/UFRGS, mestrado em Poéticas Visuais (PPGAV-IA/UFRGS, 2011), máster em Produção Artística (Universidad Politécnica de Valência/Espanha, 2010), graduação em Artes Visuais, ênfase Escultura (UFRGS, 2006) e graduação em Artes Visuais, ênfase História, Teoria e Crítica (UFRGS, 2008). Desenvolve e orienta pesquisas dentro da linha de estudos "Contexto e Processos de Criação na Arte Contemporânea: Espaço, Intervenção Urbana e Arte de Ação", a partir de conceitos transversais como alteridade, identidade e feminismos.