PESQUISA

FURG sedia o 6º Workshop Sul-Americano de Heteroptera

Evento será realizado de 28 a 31 de outubro, no Campus Carreiros

De 28 a 31 de outubro, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sedia o 6º Workshop Sul-Americano de Heteroptera, no auditório da Sead, Campus Carreiros. O evento tem por finalidade promover o intercâmbio científico e acadêmico entre pesquisadores e estudantes, visando o avanço do conhecimento sobre os Heteroptera, comumente conhecidos como percevejos e barbeiros.

Notícias Relacionadas

O evento prevê discussões e colaborações em áreas fundamentais e aplicadas, como sistemática, ecologia, evolução e controle de pragas agrícolas e vetores de doenças, contribuindo para a inovação e a geração de conhecimento no Brasil e na América do Sul. A programação envolve 12 palestrantes nas temáticas Morfologia e Taxonomia; Filogenia e Biogeografia; Ecologia, Biologia e Entomologia Aplicada.

Também estão previstos os workshops temáticos: Morfologia Fina e os Avanços na Compreensão da Evolução da Forma; Lacunas Taxonômicas em Heterópteros Neotropicais - Criação de uma Rede de Coleta e Intercâmbio de Material para Fins Sistemáticos em Heteroptera; Filogenia, Classificação e os Déficits de Biodiversidade em Heterópteros Neotropicais; Déficits de Biodiversidade e o Impacto das Mudanças Climáticas em Heterópteros de Importância Médica e Agronômica.

O público-alvo são alunos de graduação dos cursos de ciências biológicas e ciências agrárias; alunos de pós-graduação e pesquisadores. Ao todo, 32 trabalhos estão inscritos para apresentação oral, envolvendo estudantes de graduação, mestrado, doutorado, profissionais e pós-doc. As inscrições estão abertas para ouvintes e mais informações podem ser obtidas no site oficial e no perfil do evento no Instagram.

O presidente da comissão organizadora, professor Augusto Ferrari, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/FURG), explica que desde 2014 o Workshop Sul-Americano de Heteroptera tem reunido pesquisadores e estudantes do continente. "Para ampliar sua rede de colaborações, discutir os últimos avanços no conhecimento e propor pesquisas futuras sobre os percevejos (Insecta: Hemiptera: Heteroptera). Em 2025, completamos 11 anos desde a primeira edição do evento, que tem tido caráter itinerante em países da América do Sul", complementa.

Ferrari conta que o primeiro evento foi realizado em novembro de 2014, na Ufrgs. "Nesta primeira edição, já foi possível reunir pesquisadores argentinos, brasileiros e colombianos. Das instituições brasileiras, destacamos a presença de pesquisadores e estudantes das regiões Norte, Sudeste e Sul do Brasil. O segundo, em dezembro de 2015, ocorreu na Unifesp, em Diadema. A terceira edição foi sediada pela Pontificia Universidad Javeriana, em Bogotá, Colômbia, em dezembro de 2017, quando se definiu que o evento ocorreria bianualmente. O quarto Workshop foi realizado em outubro de 2019, sediado pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro", descreve.

O professor explica que a quinta edição foi postergada devido à pandemia de COVID-19 e ocorreu em 2022, no Museo de La Plata, Universidad Nacional de La Plata, em La Plata, Argentina, onde ele se colocou à disposição para organizar o evento e foi escolhido, levando a FURG a sediar a sexta edição.

A abertura do evento, no dia 28, terá palestra inicial proferida pelo professor Augusto Ferrari e palestra institucional da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação da FURG, ministrada pela dra. Dinalva Aires de Sales, além da recepção aos participantes e entrega do material. No dia 1º de novembro, haverá reunião dos pesquisadores participantes do evento envolvidos no Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira (CTFB).


Sobre os Heteroptera

Os percevejos são insetos de hábitos terrestres e aquáticos que compõem a subordem Heteroptera, a qual reúne aproximadamente 40 mil espécies. "Estes organismos exploram ampla diversidade de hábitats, presentes em todos os ambientes da América do Sul, mas recebem maior destaque por seus hábitos alimentares. Cerca da metade da diversidade destes organismos é de espécies fitófagas, se alimentando de seiva, frutos e sementes de plantas, enquanto a outra metade compreende organismos predadores de outros insetos e também hematófagos de aves e mamíferos, como o caso dos barbeiros transmissores da doença de Chagas", explica o professor Augusto Ferrari (ICB/FURG).

Ele acrescenta que, entre esses dois grupos alimentares, tais organismos têm relevância econômica, quando ocasionam prejuízos à produção agrícola; e médica, quando atuam como vetores de patógenos, em especial na transmissão do agente etiológico da doença de Chagas.

Organização

O evento conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e envolve 15 instituições: as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do ABC (UFABC), de Alagoas (Ufal), do Rio Grande (FURG), do Pampa (Unipampa), do Pará (UFPA) e do Rio Grande do Sul (Ufrgs); as universidades estaduais Paulista (Unesp) e de São Paulo (USP); as universidades nacionais Maior de São Marcos (UNMSM), do Peru, e de La Plata (UNLP), da Argentina; o Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet), da Argentina; a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Parque Zoobotânico Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e o Museu de Zoologia da USP (MZUSP).

Além do professor Augusto Ferrari, responsável pelo Laboratório de Entomologia, Sistemática e Biogeografia (Lesb/ICB/FURG), também atuam na organização a técnica administrativa em educação Daiane Carrasco (ICB/FURG), a estudante de graduação Jennifer da Rosa Goulart e participantes de outras instituições.

Confira abaixo os cartazes de divulgação do evento.

 

 

 

Galeria

Cartaz de divulgação

Assunto: Eventos