Inovação

FURG promove workshop sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Evento conta com palestras e mesas redondas com representantes de diferentes instituições

Na próxima terça-feira, 11, a FURG, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Federal Fluminense e Secretaria de Inovação do Estado do Rio Grande do Sul, oferece o workshop “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia na interação Universidade Empresa”. Dividido em dois blocos, a iniciativa promoverá palestras e mesas redondas sobre o tema. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui.

Notícias Relacionadas

De acordo com o coordenador do evento, professor Luciano Maciel, a compreensão da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia, é um desafio cada vez mais presente. “As universidades e outras instituições de pesquisa desempenham um papel extremamente relevante na economia associada à inovação no Brasil e no mundo”, aponta. O evento tem início programado para às 13h45, em caráter online, com transmissão ao vivo.

Impactos

Segundo Luciano, as universidades produzem um fluxo cada vez mais intenso de conhecimento. “A competitividade de uma economia está associada ao conhecimento gerado e transferido na forma de novos produtos e serviços. Logo, compreender a Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, faz parte do cotidiano dos pesquisadores e empresários modernos”, explica. Dessa forma, o professor avalia que, para a FURG, é vital perceber que o melhor caminho nessa direção é colaborativo, e por isso, o evento foi pensado ao lado de representantes de outras instituições, promovendo assim a construção coletiva de saberes relacionados ao tema.

O que significa ‘propriedade intelectual’ e ‘transferência de tecnologia’?

O processo de transferência de tecnologia consiste em transferir conhecimento científico e tecnológico desenvolvido por uma ou mais instituições para empresas. Esse processo significa a aplicação e adaptação de tecnologias laboratoriais para escala industrial. De acordo com Luciano, uma tecnologia só pode ser transferida e sua apropriação realizada quando ela for protegida. “Entender as formas de proteção de propriedade intelectual é vital para obter êxito no processo de transferência de tecnologia”, conclui.