Em uma cerimônia que reuniu entidades e personalidades da cidade do Rio Grande, a programação das comemorações de aniversário de 282 anos do município teve seu ponto máximo no final da tarde desta terça-feira, 19. Entre os homenageados este ano com a Ordem de Silva Paes, estiveram a FURG, com o grau de cavaleiro, e a reitora Cleuza Maria Sobral Dias, no grau de comendadora.
ICHI promove 1ª Semana de Extensão Universitária
SiB realiza programação alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos
1ª Corrida "Correndo pela FURG" movimenta o Campus Carreiros no domingo
Logo após o ato religioso Te Deum na Catedral de São Pedro, a solenidade de entrega das condecorações foi realizada nas imediações do Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira.
Em seu discurso, o chanceler da Ordem de Silva Paes e diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, prestou tributo a Silva Paes, fundador do município. "A instituição de uma ordem é uma justa homenagem àquele que, com uma tropa então constituída por 254 homens, em 19 de fevereiro de 1737, transpôs a perigosa barra para fundar nossa querida terra”, recordou. “Que se continue a construir essa casa com o sorriso de quem confia e o olhar de quem sonha e realiza”, finalizou, voltando-se ao grupo de agraciados pela Ordem.
“O recebimento desta homenagem é para mim um reconhecimento do trabalho que a FURG vem desenvolvendo junto à cidade do Rio Grande e região, através de suas várias ações de ensino, pesquisa e extensão. Considero que receber esse reconhecimento na passagem dos 50 anos da universidade é uma honra e ratifica o nosso papel social”, disse a reitora Cleuza Dias, emocionada.
Além da reitora, receberam a Ordem o professor da Faculdade de Direito da FURG, Adilson Scott Hood do Amaral; o diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - campus Cidade da FURG, Alexandre Jesus da Silva Machado; e a enfermeira do Hospital Universitário Elaine Miranda Pinheiro, entre outras personalidades.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer, como Grão-Mestre da Ordem, ressaltou ao grande público presente os feitos que marcaram a história local. "A construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sonho de gerações de brasileiros e brasileiras, se faz por meio do diálogo e da afirmação de valores democráticos. Em Rio Grande escolhemos o caminho do desenvolvimento, da inclusão, do respeito às diferenças, da luta pela igualdade e da união em torno dos interesses coletivos. Devemos fomentar a solidariedade, o voluntariado e o ativismo social consciente - similar ao que fazem nossos homenageados e homenageadas”, destacou.
A origem
As cerimônias de condecorações da Ordem de Silva Paes ocorrem tradicionalmente no dia 19 de fevereiro, aniversário do município. A Ordem reverencia personalidades, rio-grandinas ou não, que em suas atividades cotidianas trabalharam e ajudaram a construir a história da terra. Criada em 1983, a Ordem tem como patrono o Brigadeiro José da Silva Paes, militar português que fundou Rio Grande.