A 3ª edição do projeto de extensão “Feira de Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” aconteceu no dia 22 de outubro, no prédio do CTG da FURG. A atividade é realizada dentro da Semana Integrada do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef).
Prorrogado período de inscrições de projetos para a Acolhida Cidadã Solidária 2024/2
Cidec-sul receberá o segundo debate da consulta para reitoria 2024 nesta quinta, 12
Exposição InterArteSustentável está aberta para visitação no IMEF
Com a avaliação dos trabalhos expostos, a comissão, composta por docentes, pós-graduandos e graduandos da FURG, escolheu nove trabalhos que foram premiados. Dentre esses, os classificados em primeiro lugar receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq no ano de 2020 como prêmio e incentivo a continuidade da carreira científica. Os trabalhos premiados foram:
Ensino Fundamental
1º lugar e Voto Popular: Lâmpada de Lava (E. M. E. F. Profa. Zenir de Souza Braga)
2º lugar: Roleta Raiz (E. M. E. F. Assis Brasil)
3º lugar: Extração do DNA (E. M. E. F. Profa. Zenir de Souza Braga)
Ensino Médio
1º lugar e Voto Popular: Labirinto Elétrico (E.T.E. Getúlio Vargas).
2º lugar: Painel Solar acessível (E.T.E. Getúlio Vargas)
3º lugar: Ping Pong com bolhas de sabão (E.T.E. Getúlio Vargas)
Nessa 3ª edição, um dos prêmios foi em homenagem à professora Maria do Carmo Galiazzi, que atuava na Escola de Química e Alimentos (EQA) e se aposentou este ano. A premiação ocorreu somente para trabalhos que tinham meninas envolvidas, incentivando a inserção e reconhecimento das mulheres nas Ciências.
Meninas na Ciência – Prêmio Profa. Maria do Carmo Galiazzi: Roleta Raiz (E. M. E. F. Assis Brasil).
Sobre o Projeto
O projeto de extensão 3ª Feira de Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo é coordenado pela docente Rafaele de Araujo, do Imef. O mesmo foi aprovado na Chamada CNPq/CAPES/MEC/MCTIC/SEPED nº27/2018 e tem por finalidade promover o incentivo da alfabetização científica e da interdisciplinaridade na Educação Básica, através da promoção de Feiras de Ciências nas escolas. Dessa forma, com apoio da universidade, o objetivo é elaborar estratégias para investir na alfabetização científica, envolvendo estudantes e professores da Educação Básica, acadêmicos e docentes dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza, articulando universidade e escola, e assim contribuindo para a formação inicial, continuada e interdisciplinar.