A 3ª edição do projeto de extensão “Feira de Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” aconteceu no dia 22 de outubro, no prédio do CTG da FURG. A atividade é realizada dentro da Semana Integrada do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef).
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
Com a avaliação dos trabalhos expostos, a comissão, composta por docentes, pós-graduandos e graduandos da FURG, escolheu nove trabalhos que foram premiados. Dentre esses, os classificados em primeiro lugar receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq no ano de 2020 como prêmio e incentivo a continuidade da carreira científica. Os trabalhos premiados foram:
Ensino Fundamental
1º lugar e Voto Popular: Lâmpada de Lava (E. M. E. F. Profa. Zenir de Souza Braga)
2º lugar: Roleta Raiz (E. M. E. F. Assis Brasil)
3º lugar: Extração do DNA (E. M. E. F. Profa. Zenir de Souza Braga)
Ensino Médio
1º lugar e Voto Popular: Labirinto Elétrico (E.T.E. Getúlio Vargas).
2º lugar: Painel Solar acessível (E.T.E. Getúlio Vargas)
3º lugar: Ping Pong com bolhas de sabão (E.T.E. Getúlio Vargas)
Nessa 3ª edição, um dos prêmios foi em homenagem à professora Maria do Carmo Galiazzi, que atuava na Escola de Química e Alimentos (EQA) e se aposentou este ano. A premiação ocorreu somente para trabalhos que tinham meninas envolvidas, incentivando a inserção e reconhecimento das mulheres nas Ciências.
Meninas na Ciência – Prêmio Profa. Maria do Carmo Galiazzi: Roleta Raiz (E. M. E. F. Assis Brasil).
Sobre o Projeto
O projeto de extensão 3ª Feira de Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo é coordenado pela docente Rafaele de Araujo, do Imef. O mesmo foi aprovado na Chamada CNPq/CAPES/MEC/MCTIC/SEPED nº27/2018 e tem por finalidade promover o incentivo da alfabetização científica e da interdisciplinaridade na Educação Básica, através da promoção de Feiras de Ciências nas escolas. Dessa forma, com apoio da universidade, o objetivo é elaborar estratégias para investir na alfabetização científica, envolvendo estudantes e professores da Educação Básica, acadêmicos e docentes dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza, articulando universidade e escola, e assim contribuindo para a formação inicial, continuada e interdisciplinar.