Na manhã desta terça-feira, 8, foi realizado o lançamento do Robótica 2019, maior evento da América Latina sobre a temática. O Parque Científico e Tecnológico - Oceantec recebeu a comunidade acadêmica e autoridades do município para a cerimônia.
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
Silvia Botelho, coordenadora geral do Robótica 2019 e diretora do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, falou sobre a satisfação de fazer com que Rio Grande discuta, veja e presencie um evento como o Robótica 2019. Segundo ela, o momento é um marco para a história da universidade e do município: “25 anos depois do início do curso de Engenharia de Computação e 15 anos depois do primeiro time de robótica da FURG, nós conseguimos trazer esse evento para Rio Grande”.
Cerca de 1500 pessoas já se inscreveram para eventos que integram o Robótica 2019, como a 9ª Mostra Nacional de Robótica (MRN), com trabalhos de alunos desde o ensino fundamental até a pós-graduação; as finais da 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que envolve estudantes de ensino fundamental e médio de todo o país, numa competição de provas práticas com uso de robôs; e a 17ª Competição Brasileira de Robótica (CBR), que se soma à competição Latino Americana (LARC), com robôs produzidos pelo público universitário brasileiro e de países vizinhos. De caráter científico, ocorrem ainda o 10º Workshop de Robótica na Educação (WRE) e o 8º Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR). Além dos participantes, espera-se um público de mais de 7000 visitantes durante os cinco dias de evento.
O Robótica acontecerá em diversos espaços do Campus Carreiros, como o Cidec-Sul e o Ginásio Esportivo. Aberto ao público, o evento trará a reflexão do ser humano que se robotiza e o robô que se humaniza, como descreveu a docente Silvia. “A ideia durante o Robótica é discutir essa questão, da tecnologia no nosso dia a dia e dessa nova realidade que estamos inseridos”.
Giroldo destacou também a oportunidade para debater e conhecer todos os avanços científicos e tecnológicos que envolvem a robótica, “mas também para que possamos refletir sobre as transformações sociais que estão ocorrendo na sociedade e de como podemos nos preparar para estas mudanças”.