Na manhã desta terça-feira, 8, foi realizado o lançamento do Robótica 2019, maior evento da América Latina sobre a temática. O Parque Científico e Tecnológico - Oceantec recebeu a comunidade acadêmica e autoridades do município para a cerimônia.
Seminário debaterá carreira docente e financiamento da educação superior, técnica e tecnológica
Imef marca presença na Expedição Tartarugas Cariocas 2024
Segunda edição do projeto “Cirandas Formativas com as Licenciaturas” inicia nesta quarta-feira, 4
Silvia Botelho, coordenadora geral do Robótica 2019 e diretora do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, falou sobre a satisfação de fazer com que Rio Grande discuta, veja e presencie um evento como o Robótica 2019. Segundo ela, o momento é um marco para a história da universidade e do município: “25 anos depois do início do curso de Engenharia de Computação e 15 anos depois do primeiro time de robótica da FURG, nós conseguimos trazer esse evento para Rio Grande”.
Cerca de 1500 pessoas já se inscreveram para eventos que integram o Robótica 2019, como a 9ª Mostra Nacional de Robótica (MRN), com trabalhos de alunos desde o ensino fundamental até a pós-graduação; as finais da 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que envolve estudantes de ensino fundamental e médio de todo o país, numa competição de provas práticas com uso de robôs; e a 17ª Competição Brasileira de Robótica (CBR), que se soma à competição Latino Americana (LARC), com robôs produzidos pelo público universitário brasileiro e de países vizinhos. De caráter científico, ocorrem ainda o 10º Workshop de Robótica na Educação (WRE) e o 8º Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR). Além dos participantes, espera-se um público de mais de 7000 visitantes durante os cinco dias de evento.
O Robótica acontecerá em diversos espaços do Campus Carreiros, como o Cidec-Sul e o Ginásio Esportivo. Aberto ao público, o evento trará a reflexão do ser humano que se robotiza e o robô que se humaniza, como descreveu a docente Silvia. “A ideia durante o Robótica é discutir essa questão, da tecnologia no nosso dia a dia e dessa nova realidade que estamos inseridos”.
Giroldo destacou também a oportunidade para debater e conhecer todos os avanços científicos e tecnológicos que envolvem a robótica, “mas também para que possamos refletir sobre as transformações sociais que estão ocorrendo na sociedade e de como podemos nos preparar para estas mudanças”.