INICIATIVA ONLINE

Cerimônia de abertura de evento internacional conta com palestra de professora do Canadá

Atividades do 1º Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa têm mais de mil inscritos

Nesta sexta-feira, 5, a FURG e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizaram a abertura do 1º Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa, iniciativa promovida por ambas instituições. Na ocasião, formaram a mesa de abertura o reitor da FURG, Danilo Giroldo; a professora da Escola de Química e Alimentos (EQA) e organizadora do evento, Aline Dorneles, ao lado da professora Dilma Mello, da UFU. Em seguida, os participantes puderam prestigiar uma palestra ministrada pela professora Jean Clandinin, da University of Alberta, no Canadá.

Notícias Relacionadas

Durante a abertura, em sua fala, Aline Dorneles destacou que a iniciativa é fruto direto do coletivo de professores, pesquisadores mestrandos, doutorandos e grupos de pesquisa, tanto da FURG quanto da universidade parceira, engajados na temática da pesquisa narrativa. “Ficamos bem contentes com a expressiva adesão à proposta; com participantes de vários países da América Latina, Espanha e Canadá”, explica. Para a professora, a proposta do encontro é almejar a ação docente, experiências e política na educação. “Que o evento possa fomentar encontros de conversa, destacando suas dimensões presentes nas pesquisas, práticas relacionadas na formação de professores e no contexto educativo”, conclui.

O reitor da FURG, em sua fala, exaltou a importância da construção de uma rede no campo da pesquisa narrativa, a qual destaca como essencial para uma transformação social. “Eu fico orgulhoso por estarmos reafirmando o papel da universidade e da ciência”, pontua o gestor. “Quando nós vemos as pessoas interagindo aqui pelo chat, mesmo no atual cenário que vivemos, é fato que os encontros acadêmicos continuam cumprindo seu papel de interação e fortalecimento de laços” completa.

Giroldo destacou ainda a sua felicidade em observar a potência da iniciativa, principalmente como uma ferramenta prática no contexto nacional de injustiças sociais. “O campo da pesquisa narrativa é fundamental para qualquer dimensão do conhecimento relacionado à educação. As dimensões pessoais e humanas são fundamentais em seu resgate, principalmente para a qualificação das políticas públicas. O Brasil precisa buscar a redução da injustiça social, cenário que só será revertido pela ciência e pela educação; as universidades tem um papel importante nisso” finaliza o reitor.

Sobre o evento

Com mais de mil pessoas inscritas, a iniciativa acontece pela primeira vez e é fruto da parceria entre a FURG e a Universidade Federal de Uberlândia. De acordo com a organização, o evento é um importante marco para a consolidação das ações de pesquisa no âmbito nacional e internacional no tocante à pesquisa narrativa. O seminário acontece inteiramente online, durante todas as sextas do mês de março, e continua aberto para ouvintes – sem certificação -, que não se inscreveram anteriormente.

“É a primeira vez que o evento será realizado, e, de modo online, possibilitou a presença da professora Jean Clandinin durante a abertura”, aponta Aline. A docente da Universidade de Alberta é uma referência no campo da pesquisa narrativa. “Cabe destacar que o formato online permite uma ampla participação também em termos de participantes. Temos inscritos de vários países como Argentina, México, Colômbia, Espanha e Canadá, por exemplo”, declara a professora.