De 2 a 4 de dezembro, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) da FURG promove o 3º Encontro de Microscopia, Espectroscopia, Espectrometria e Cromatografia da Região Sul (Emeec-Sul).
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
Na abertura, o ex pró-reitor da Propesp, Luiz Nery, relembrou o trabalho desenvolvido desde o início da sua gestão, em 2005, para transformar a realidade da pesquisa na universidade. De acordo com ele, o objetivo era integralizar os processos. “Tínhamos um grande projeto para essa pesquisa em conjunto, que era o Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) e ele se consolidou como um centro para eventos na universidade. Assim, pensamos em um centro que pudesse trabalhar a pesquisa em conjunto para o desenvolvimento da região”, pontuou Nery.
Edinei Primel, também ex pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, começou sua fala abordando os 50 anos da universidade e da consolidação de diversos projetos neste período. Primel falou dos desafios da implantação da pesquisa integrada na universidade. Segundo o ex pró-reitor, os centros com equipamentos multiusuários culminaram na proposta de uma central analítica e do Centro de Microscopia Eletrônica da Zona Sul do Rio Grande do Sul (Ceme-Sul), em 2014. “Vinculado à Propesp, os centros atualmente funcionam muito bem, como uma construção coletiva. A FURG tem equipamentos gerando resultados e contribuindo para a formação de recursos humanos”, ressaltou o docente.
A programação do 3º Emeec-Sul conta com seis palestras e cinco minicursos, que trazem a ideia de “aprender fazendo”, conforme descreveu Secchi.