CIA E CEME-SUL

3ª edição do Emeec-Sul acontece até 4 de dezembro na FURG

Iniciativa da Propesp debate os centros multidisciplinares da universidade

Foto: Fernando Halal/Secom

De 2 a 4 de dezembro, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) da FURG promove o 3º Encontro de Microscopia, Espectroscopia, Espectrometria e Cromatografia da Região Sul (Emeec-Sul).

Notícias Relacionadas
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, a ideia da realização do evento é mostrar a potencialidade da universidade com os equipamentos multiusuários e capacitar os potenciais usuários. “Precisamos disseminar essa filosofia de compartilhamento de infraestrutura para que possamos fortalecer essa capacidade de pesquisa dentro da FURG”, disse. O pró-reitor ainda ressaltou que o objetivo do evento é mostrar o potencial dos centros, que abrigam mais de cem grupos de pesquisa, com pesquisadores da universidade e de fora dela.

Na abertura, o ex pró-reitor da Propesp, Luiz Nery, relembrou o trabalho desenvolvido desde o início da sua gestão, em 2005, para transformar a realidade da pesquisa na universidade. De acordo com ele, o objetivo era integralizar os processos. “Tínhamos um grande projeto para essa pesquisa em conjunto, que era o Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) e ele se consolidou como um centro para eventos na universidade. Assim, pensamos em um centro que pudesse trabalhar a pesquisa em conjunto para o desenvolvimento da região”, pontuou Nery.

Edinei Primel, também ex pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, começou sua fala abordando os 50 anos da universidade e da consolidação de diversos projetos neste período. Primel falou dos desafios da implantação da pesquisa integrada na universidade. Segundo o ex pró-reitor, os centros com equipamentos multiusuários culminaram na proposta de uma central analítica e do Centro de Microscopia Eletrônica da Zona Sul do Rio Grande do Sul (Ceme-Sul), em 2014. “Vinculado à Propesp, os centros atualmente funcionam muito bem, como uma construção coletiva. A FURG tem equipamentos gerando resultados e contribuindo para a formação de recursos humanos”, ressaltou o docente.

A programação do 3º Emeec-Sul conta com seis palestras e cinco minicursos, que trazem a ideia de “aprender fazendo”, conforme descreveu Secchi. 

 

Galeria

Emeec-Sul debate atuação dos centros multiusuários da FURG

Foto: Fernando Halal/Secom