De 2 a 4 de dezembro, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) da FURG promove o 3º Encontro de Microscopia, Espectroscopia, Espectrometria e Cromatografia da Região Sul (Emeec-Sul).
PPGL promove seminário “Vozes da Resistência”
Gese promove 8ª edição do Seminário Integrador e a 10ª Mostra Cultural Sobre Diversidade Sexual e de Gênero
Ouvidoria promoverá ação de acolhimento durante Acolhida Cidadã 2024/2
Na abertura, o ex pró-reitor da Propesp, Luiz Nery, relembrou o trabalho desenvolvido desde o início da sua gestão, em 2005, para transformar a realidade da pesquisa na universidade. De acordo com ele, o objetivo era integralizar os processos. “Tínhamos um grande projeto para essa pesquisa em conjunto, que era o Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) e ele se consolidou como um centro para eventos na universidade. Assim, pensamos em um centro que pudesse trabalhar a pesquisa em conjunto para o desenvolvimento da região”, pontuou Nery.
Edinei Primel, também ex pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, começou sua fala abordando os 50 anos da universidade e da consolidação de diversos projetos neste período. Primel falou dos desafios da implantação da pesquisa integrada na universidade. Segundo o ex pró-reitor, os centros com equipamentos multiusuários culminaram na proposta de uma central analítica e do Centro de Microscopia Eletrônica da Zona Sul do Rio Grande do Sul (Ceme-Sul), em 2014. “Vinculado à Propesp, os centros atualmente funcionam muito bem, como uma construção coletiva. A FURG tem equipamentos gerando resultados e contribuindo para a formação de recursos humanos”, ressaltou o docente.
A programação do 3º Emeec-Sul conta com seis palestras e cinco minicursos, que trazem a ideia de “aprender fazendo”, conforme descreveu Secchi.