ENCONTRO VIRTUAL

"Fresta Conversa" recebe Duda Gonçalves e Laura Cattani nesta quarta, 5

Atividade acontece a partir das 19h e exibirá vídeos experimentais da dupla

A Fresta Conversa recebe nesta quarta-feira, 5, Duda Gonçalves e Laura Cattani para uma conversa sobre as obras apresentadas na Fresta - Mostra Audiovisual. André Parente estará presente como convidado especial. A mediação será realizada por Ana Maio, Munir Klamt e Giulia Castellani.

A live será exibida a partir das 19h, na fanpage da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) no Facebook. Na programação, serão exibidos os vídeos "Cartão de Vista Mirante" (2016), de Duda Mendonça, e "A Caça" (2018), com direção de Ío.

Duda Gonçalves, trabalha e reside em Pelotas. É artista visual, doutora em poéticas visuais pelo PPGAVI/IA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora dos Cursos de Graduação e Mestrado em Artes Visuais, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é coordenadora do PPG Mestrado em Artes Visuais da UFPel; colíder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, observâncias e cartografias contemporâneas - Deslocc (UFPel/CNPQ) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Veículos da Arte (UFRGS/ CNPQ).

Laura Cattani possui graduação em Artes Cênicas pela UFRGS e especialização em Gestão de Projetos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com experiência na área de Gestão Cultural. Possui Mestrado e Doutorado em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS, tendo sido contemplada com bolsa Capes em sua formação, bem como no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, realizado na França em 2017. Foi selecionada para o pós-doutorado na UnB em 2020. Desde 2003 assina seus trabalhos como Ío, um pseudônimo também usado em parceria com Munir Klamt. Sua produção plástica e visual abarca diversos meios, contextos e plataformas, tais como vídeos, instalações, desenho, web art, performance ou fotografia.

André Parente é artista, teórico de cinema e novas mídias, e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1987 obteve o doutorado na Universidade de Paris 8 sob a orientação de Gilles Deleuze. Fundou o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da UFRJ em 1991. Entre 1976 e 2018, realizou uma série de vídeos, filmes e instalações nos quais predominam a dimensão experimental e conceitual.


Vídeos a serem exibidos:

CARTÃO DE VISTA MIRANTE. Duda Gonçalves, Laranjal/Pelotas, RS. 2016, 1’42”.

O vídeo capta a imagem da praia do Laranjal em Pelotas (RS), por meio de um "cartão de vista mirante", um cartão com um orifício. Pela fresta, o espaço assestado emoldura a natureza e os fatos no local, revelando pelo gesto de olhar um outro modo de perceber e dar sentido ao que está diante de nós.

A CAÇA. Ío, Porto Alegre, RS. 2018, 2’17’’.

Mulheres vivendo em lugares que lhes são estrangeiros narram pesadelos recorrentes. É uma série de vídeos curtos, registrados com smartphones. Aqui são apresentadas as partes 1 (Quebec) e 2 (Hungria).

 

 Cartaz