Reitora recebe visita institucional do Comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada

Na tarde desta quinta-feira, 22, a reitora Cleuza Dias recebeu o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz), general Ernesto de Lima Gil, para uma visita institucional à universidade. O general e os comandantes das organizações militares subordinadas a esta estão reunidos em Rio Grande para o encontro de Comando realizado anualmente no 6º GAC. Na universidade, conheceram suas instalações e também estiveram na Estação de Apoio Antártico (Esantar), à qual o 8ª BIMtz auxilia no apoio logístico e na  segurança dos vôos antárticos quando chegam na cidade de Pelotas para, após, seguirem trajeto rumo ao continente antártico.

Durante o encontro, a reitora apresentou um vídeo institucional, enfatizando o trabalho que a universidade realiza tanto em Rio Grande como nos seus três campi situados em Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. Além disso, comentou sobre a vocação institucional da FURG, sendo uma universidade voltada ao Ecossistema Costeiro. Salientou o trabalho social realizado no Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar) e em sua fala enfatizou que diariamente em torno de 15 mil pessoas vivenciam a FURG. "São 12 mil estudantes, mais 3 mil entre servidores, técnicos e terceirizados que dão vida a essa pequena cidade”, comentou ela, destacando os 66 cursos de graduação e os quase 40 cursos de pós graduação. A reitora agradeceu a visita e enfatizou a importância das forças armadas para o país e para os diversos projetos realizados pelas universidades federais.

Para o general Ernesto de Lima Gil, é fundamental essa aproximação com a FURG já que Exército defende o sistema de educação e cultura. “O Exército tem uma preocupação muito grande com a educação e investe nessa área. A formação dos seus quadros proporciona cursos de qualificação e pós-graduação, e a interação com as universidades nos auxilia e muito”, afirmou. Ainda ressaltou o apoio que o 8ª BIMtz presta ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), recebendo as aeronaves e comitivas que chegam em Pelotas para se deslocar à região antártica.

Visita à Esantar

Durante a visita à Esantar, os militares foram recebidos pelo diretor, Paulo Munhoz, que apresentou a história do Proantar e como o projeto é desenvolvido no continente antártico. Munhoz expôs vídeos de como as aeronaves realizam a distribuição de material para os grupos de pesquisa que estão na Antártica, e também explicou como é realizada a distribuição de vestimentas para os grupos que visitam a região.

O diretor da Esantar também destacou a importância do apoio do Exército quando as aeronaves da Força Aérea Brasileira chegam na cidade de Pelotas quanto à logística e segurança.

 

Fotos: Daniel Correa

 

Assunto: Arquivo