I Agropanc reúne pesquisadores, agricultores e consumidores em São Lourenço do Sul

O projeto de extensão da FURG "PANCPop: Popularizando o Uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais", sob coordenação da professora Jaqueline Durigon, em parceria com movimentos e coletivos locais promoveram neste último feriadão o I Agropanc: Encontro de Formação de Agricultores e Consumidores para a Soberania Alimentar. 

O evento é resultado de uma das ações do projeto, apoiada pela Proexc por meio do Edital de Fomento de 2018, a qual tem como objetivo a realização de oficinas e promoção de espaços formativos relativos à temática das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc). Para tal, o encontro promoveu diversas atividades, como palestras, oficinas, saídas de campo, atividades culturais, visita a feira livre, confraternização com os agricultores e comunidade local, tendo como principal palestrante e mediador o professor Valdely Kinupp, atualmente o maior especialista do mundo na temática das Panc. Ele é pesquisador e professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e, nos últimos anos, tem demarcado no Brasil e fora dele, a importância da popularização das Panc, como estratégia na busca por soberania alimentar e nacional. Nesse sentido, a inserção das Panc nas ações de ensino, pesquisa e extensão tem sido considerada fundamental, tanto como forma de regate e valorização dos conhecimentos tradicionais sobre plantas alimentícias, como de fortalecimento da agroecologia, educação do campo, gestão ambiental e cooperativismo, áreas do conhecimento presentes no Campus da FURG, em São Lourenço do Sul. 

O debate sobre Panc envolveu cerca de 150 participantes entre os dias 2 e 3 de novembro, na Sede dos Funcionários do Banrisul, em São Lourenço do Sul, incluindo estudantes, técnicos e professores da FURG, UFPel,  Movimento Ambientalista Verde Novo, famílias de agricultores, técnicos da Emater, Centro de Apoio a Agricultura de Base Ecológica (Ceaabe), estudantes da Escola Família – EFA de Canguçu, Grupo de Agroecologia da UFPel (GAE), representantes comunidade local e regional. Foram realizadas palestras e oferecidas oficinas de preparação e degustação de Panc, além de caminhadas para o reconhecimento botânico das espécies alimentícias locais. No dia 4 de novembro, as atividades foram realizadas em uma propriedade rural, no interior do município, onde os (as) agricultores(as) puderam trocar experiências e conhecer novas possibilidades de alimentos que podem ser inseridos na produção agroecológica do município, a qual tem se constituído uma referência regional. 

 

Galeria

Assunto: Arquivo