Equipe de Enfermagem/DAS informa sobre Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, com o objetivo de atrair atenção para o tema e incentivar o diálogo.

Existem sete tipos de hepatites: A, B, C, D, E, F (ainda não diagnosticada em humanos) e G. A doença pode causar uma infecção crônica do fígado, que causa inflamação e pode provocar câncer na idade adulta, em função do vírus da hepatite ou uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

 

Prevenção: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepatites virais são responsáveis por cerca de 1,4 milhão de óbitos por ano no mundo todo. No município do Rio Grande, de 2015 a junho de 2018, foram notificados 1.465 casos de hepatite C.

O Ministério da Saúde garante tratamento para hepatite C, independente do grau de lesão hepática. Ainda não se tem uma vacina para este tipo de hepatite.

Diferente para o tipo B, que tem vacina disponível na rede pública e sua imunização ocorre em três doses. A faixa de imunização atinge homens e mulheres até 49 anos. Na rede privada, pode-se tomar a vacina combinada contra as hepatites A e B.

 

Grupo de risco: Relação sexual desprotegida, trabalhadores da área de saúde, profissionais da higienização, usuários de drogas injetáveis, vítimas de abuso sexual, doadores de sangue, apenados, dentre outras.

 

Como evitar: Utilize material esterilizado ou descartável em manicures, tatuagens, serviços de saúde e procedimentos médicos e odontológicos.

 

Importante: Não compartilhe escovas de dente, alicates de cutícula e lâminas de barbear ou depilar. Evite o contato com águas contaminadas, lave bem as mãos e cozinhe bem os alimentos. Utilize preservativo em todas as relações sexuais.

 

Fonte do texto: Oswaldo Cruz e Prefeitura Municipal de Rio Grande - RS

Fonte da imagem: Prefeitura Municipal de Rio Grande - RS

 

Galeria

Assunto: Arquivo