Gestor do Oceantec participa de missão em Milão, na Itália

O gestor do Oceantec – Parque Científico e Tecnológico da FURG, Arthur Gibbon, representou a universidade em missão internacional de Capacitação e Benchmarking em Milão, na Itália. A agenda foi organizada através do Programa Líder, do Sebrae, entre os dias 25 e 29 de junho. O objetivo foi definir possíveis orientações estratégicas e diretrizes para o desenvolvimento da Metade Sul do Estado, com base nos conhecimentos adquiridos. 

Em fase de execução, o Programa Líder teve início em abril de 2015 e agora realiza planos de ação e de desenvolvimento a partir dos eixos estratégicos e da cadeia produtiva da região Sul gaúcha. Na Itália, a comitiva reuniu também representantes da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). 

A delegação visitou a Universidade Católica de Milão para conhecer sua história e atual estrutura, que conta com a Alta Escola de Economia e Sociedade, onde foram iniciadas as atividades em grupo. Buscando compreender o formato de apoio às pequenas empresas para internacionalização, a comitiva visitou a HUB Milano, primeira incubadora italiana com foco em impacto social. O grupo conheceu ainda a Promos Milano, agência especial da Câmara de Comércio de Milão, dedicada à internacionalização de empresas, e fez uma visita de campo na cidade de Bolonha para conhecer as políticas de desenvolvimento locais. 

O professor Gibbon, que participa das ações desde o início do programa, avaliou a agenda positivamente. “Estamos buscando estabelecer um convênio pra trazer parte dessa metodologia para a Metade Sul, com foco especial voltado ao agronegócio”, antecipa. “A ideia é unir as universidades da região (FURG, UFPel, UCPel, Unipampa e Urcamp) para, juntos, desenvolvermos a Metade Sul tendo como base o que foi visto na Itália”, completa o gestor. 

 

Conheça o Líder

O Programa Líder foi implementado pelo Sebrae com o objetivo de estimular o desenvolvimento das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul – cuja economia representa 10,6% do PIB do Estado, 16% da população e 8,6% dos municípios – através de suas lideranças. Em cada uma das regiões, grupos compostos por representantes dos setores público e privado e terceiro setor foram estimulados a elencar as prioridades locais para construírem, em conjunto, um plano de desenvolvimento regional. 

Após as atividades desenvolvidas entre 2015-2017, o Programa Líder entra em uma fase de execução, traçando e realizando planos de ação e de desenvolvimento a partir dos eixos estratégicos e das cadeias produtivas identificadas por cada uma das regiões: vinho, carne, leite e turismo. 

 

Galeria

Assunto: Arquivo