Assinatura de contrato dá novo passo rumo à consolidação do parque tecnológico da FURG

A FURG assinou contrato com a construtora Porto Beton, de Nova Santa Rita (RS), para a elaboração de projeto básico e executivo e execução da obra de construção de um novo prédio no Campus Carreiros da universidade. Trata-se de mais um convênio referente ao Oceantec – Parque Científico e Tecnológico. O vice-reitor Danilo Giroldo e os pró-reitores Marcos Amarante, de Infraestrutura, e Mozart Tavares Filho, de Planejamento e Administração, receberam os representantes da empresa, Glória Huei Chuang e Gercelino da Silva, na última quarta-feira, 9, em reunião que formalizou o acordo.  “A expectativa é grande, afinal esse projeto irá consolidar a estrutura inicial do nosso parque tecnológico”, afirma o vice-reitor.

Nesta fase inicial, o parque já conta com prédio-sede, que abriga a Associação Arranjo Produtivo Local Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno (APL); o laboratório Tecnaval, com equipamentos para as áreas de automação e soldagem, custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e a Innovatio – Incubadora de Empresas da FURG, além de espaço de coworking e espaço para a instalação de empresas de base tecnológica.

Um desses locais será destinado à construção do prédio do Tecnaval, que contará com a instalação de equipamentos, um complexo de laboratórios e auditório para 75 pessoas, permitindo também a chegada de outras empresas. Antes da etapa de construção, o contrato com a Porto Beton prevê a elaboração de projeto básico e executivo, que deve levar de dois a três meses. A vigência do contrato é de 24 meses, e o prazo para entrega é de 360 dias.

Oceantec

Sediado no Campus Carreiros, o Oceantec - Parque Científico e Tecnológico foi inaugurado em novembro de 2017 com o propósito de promover atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em interação com o setor produtivo. O parque funcionará com o uso compartilhado das acomodações físicas apropriadas, de suporte técnico e dos serviços de apoio destinados aos empreendimentos de desenvolvimento de tecnologia e inovação. O projeto é construído com recursos do Ministério da Educação, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal do Rio Grande e da Finep.

 

Galeria

Assunto: Arquivo