Temas como a enumeração das virtudes da literatura e o mercado editorial no país foram abordados pelo professor Luis Augusto Fischer
Na noite desta segunda-feira, 29, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luis Augusto Fischer, esteve na FURG para uma palestra com a comunidade acadêmica. O tema foi Formação de leitores: nossos erros, nossas possibilidades. A atividade foi realizada no Cidec-Sul da FURG e contou com as presenças da Pró-Reitora de Graduação Denise Maria Varella Martinez e do professor do Instituto de Letras e Artes (ILA) Mauro Povoas, que mediou a conversa.
De acordo com Fischer, o encontro possibilitou uma discussão sobre o papel da leitura na nova situação em que se encontra o país. O professor salientou que o hábito da leitura é um fator muito positivo para o desenvolvimento da população e que embora a educação ainda não tenha alcançado um nível de qualidade considerável, o Brasil possuiu escolas para todos que precisam estudar.
Fischer também falou sobre o mercado editorial. Segundo o escritor, o setor está sólido e maduro. Existem muitos escritores bons e, ao mesmo tempo, um número grande de publicações, sejam elas releituras, traduções ou obras inéditas. Para se ter uma base, na década de 80, foram publicados 80 mil títulos e agora em 2010 esse índice quase que quadruplicou, passando para 330 mil, disse Fischer.
O encontro teve a duração de duas horas e serviu como um momento para responder as dúvidas que norteiam a conjuntura atual da leitura e da literatura no país. Confira alguns momentos: