No dia 9 de maio, às 17h, será inaugurado o novo prédio da Psicologia e do Centro de Atendimento Psicológico (CAP/FURG) da Universidade Federal do Rio Grande RS localizado no Campus Carreiros da FURG. E para marcar este dia, às 19h, será realizada no anfiteatro do prédio 3, uma mesa redonda sob o tema Os serviços-escola: a importância para a formação acadêmica e para a comunidade com a participação do coordenador do Centro de Estudo e Intervenção em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, dr. Luis Fernando Lofrano de Oliveira; do coordenador do CAP/FURG Fernando Hartmann e da representante do Conselho Regional de Psicologia do RS, Deisi Rosa Ortiz.
Sobre o CAP/FURG - O centro é um serviço-escola, que integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de psicologia clínica e vincula-se ao curso de Psicologia, associado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande. O Centro de Atendimento Psicológico da FURG é composto por professores do curso de psicologia, por psicólogos técnicos, técnicos administrativos, alunos estagiários do curso de psicologia e de outros cursos, bem como alunos inseridos em programas de extensão vinculados à clínica-escola.
Além de prestar atendimento psicoterápico à comunidade, o Centro de Atendimento Psicológico da FURG desenvolve técnicas de intervenção psicológica e interdisciplinares, grupos de estudos, ensino e pesquisa em psicologia clínica, instrumentalizando professores e alunos na realização de pesquisas que visem à excelência de suas atividades. O objetivo principal da Clínica de Atendimento Psicológico da FURG é oferecer local de estágio para alunos da psicologia e áreas afins além de oferecer atendimento psicológico à comunidade interna e externa da FURG.
Até o mês de abril de 2012 o CAP-FURG atendeu 210 pacientes, sendo que 140 pacientes encontram-se atualmente em tratamento. O CAP-FURG integra o Fluxo da Rede de Atenção a Saúde da Infância e da adolescência do Município de Rio Grande participando das reuniões coordenadas pelo NASF e pelo Ministério Público.