Um espaço montado com intuito de apresentar uma amostra do que existe na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. No estande localizado na entrada da 14ª Festa do Mar os visitantes poderão conhecer e interagir com os diversos projetos desenvolvidos pela FURG dentro das três esferas institucionais: ensino, pesquisa e extensão.
O Laboratório de Interação Fluido Estrutura da Escola de Engenharia levou para Festa do Mar um minitúnel de vento que serve para analisar a formação de vórtices, espécie de redemoinho, em estruturas. Além do minitúnel, um tanque com gerador de ondas, capaz de medir o comportamento de estruturas em meio aquoso. Segundo o acadêmico do Centro de Ciências Computacionais Bruno Quaresma Leonardo o tanque pode ser usado para avaliar o desempenho de um barco em relação a uma onda, por exemplo.
Já a doutoranda em Engenharia e Ciências de Alimentos Ana Priscila Centeno da Rosa apresenta um protótipo de bioreto desenvolvido na Universidade e responsável pela produção de microalgas que são utilizadas na fabricação de alimentos como misturas em pó, achocolatados e gelatinas. Outro resultado do cultivo desses microorganismos é um polímero que atua na fabricação de biofilmes e sacolas ecológicas. A microalga tem origem na lagoa Mangueira, podendo ser cultivada pelos pescadores da região. É outra alternativa de garantir renda, diz.
Outra exposição da Universidade, que pode ser conhecida no estande da FURG, é um projeto do Laboratório de Controle Ambiental da Escola de Química de Alimentos, que ao utilizar o sedimento marinho da dragagem do Porto, composto por uma grande carga de matéria orgânica, obtém energia elétrica. Essa atividade, conforme o acadêmico Henrique Mezzomo, formando em Engenharia Química, é uma forma de tratar um problema que o Porto tem com o descarte de material orgânico de maneira sustentável.
A colcha de retalhos confeccionada durante a 38ª Feira do Livro também está exposta no estande assim como artesanatos produzidos por grupos que o Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social (Nudese) atende através da economia popular solidária. Entre os grupos presentes na Festa está o de artesãs da Barra, o Reciclar é Vida e o Projeto Linhas e Letras.
Na abertura do evento realizada ontem, dois alunos da FURG recepcionaram os visitantes do estande ao som da voz e do violão.