Conferência terá cerca de 60 palestrantes, sendo sete internacionais, e workshops sobre temas da indústria naval e offshore
Reduzir a distância entre a pesquisa tecnológica e o mundo dos negócios que envolvem a indústria naval no Brasil é um dos resultados buscados pela 1ª Conferência Internacional em Tecnologias Naval e Offshore: Ciência e Inovação. O evento acontece entre 22 e 24 de março na Universidade Federal do Rio Grande FURG, durante a 1ª Feira do Polo Naval (http://www.polonavalrs.com.br) juntamente com rodadas de negócios, conferências e palestras envolvendo os diferentes segmentos da indústria naval e oceânica, transporte, logística e portos. A abertura oficial da Navtec está prevista para as 8h30min do dia 22, quinta-feira, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.
Sete workshops serão realizados nos três dias do evento, tratando desde sistemas embarcados para indústrias do setor até gestão de contratos e ambiental, custos, currículo das engenharias, passando ainda pela automação na indústria naval e offshore e os desafios tecnológicos e oportunidades da indústria química e naval.
O vice-reitor da FURG, prof. Ernesto Luiz Casares Pinto, explica que, além dos palestrantes internacionais, a Navtec terá as presenças das maiores autoridades nacionais da indústria de óleo, gás e similares. Entre eles, o prof. Dr. Segen Stefen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, que é o coordenador do Comitê de Programas. A seleção de trabalhos científicos da conferência recebeu 33 inscrições, das quais 24 foram confirmadas. Destas 24, 11 são de pesquisadores da FURG autores ou co-autores em parceria com outras instituições - comprovando, conforme o vice-reitor, a inserção da Universidade rio-grandina no processo de retomada da indústria naval brasileira.
Toda a programação da feira e da conferência (www.navtec2012.c3.furg.br) sobre o polo naval gaúcho é gratuita e aberta a todos os interessados.
WORKSHOPS TEMÁTICOS - Voltados a estudantes, pesquisadores, gestores, instituições de ensino, profissionais e empreendedores interessados, os workshops abordarão diferentes temas de 22 a 24 de março. Confira os detalhes sobre cada tema:
- Sistemas Embarcados para Indústria do óleo Gás e Energia, dia 23
Apresenta-se como um fórum para apresentações e discussões sobre os principais desafios científicos e tecnológicos associados com a sistemas embarcados e seus desdobramentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os principais tópicos de interesse são: Redes de sensores; Eletrônica Embarcada em Equipamentos; Automação e Controle; Sistemas Embarcados para manutenção; Dispositivos de informação embarcado em produtos; Visualização avançada aplicada a sistemas embarcados; Gerenciamento do ciclo de vida do produto. O WES traz como tema inovador a discussão sobre Informação Embarcada em Produtos para uma Manufatura Sustentável.
PALESTRANTES:
Prof. Dr. Kiritsis Dimitris - École Polytechnique Fédérale de Lausanne - EPFL - Switzerland
Prof. Dr. Achim Rettberg - University Oldenburg Germany
Prof. Dra. Judith Kelner - Universidade Federal de Pernambuco
Sr. Mario Campos - Petrobrás
Sr. Carlos Hennig - Coester
- 5 palestrantes ( 2 internacionais e 3 nacionais)
- 11 convidados
- 4 sessões técnicas (com 21 trabalhos aceitos)
- 1 painel sobre: "Desafios na Indústria de Óleo, Gas e Energia sobre a ótica de Sistemas Embarcados"
- Oportunidades da Indústria Química no Setor Naval, dia 23
Tem como objetivo apresentar o estado da arte do setor químico aplicado à construção naval e processos de produção offshore, através de um fórum com apresentações de palestras, que abordaram os desenvolvimentos científicos e tecnológicos do setor e com discussões realizadas na mesa redonda, composta pelos palestrantes do evento, com intuito de divulgar as oportunidades existentes na cadeia produtiva naval e sua integração com setor químico e criar uma rede de trabalho e cooperação para o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e inovações.
Palestrantes:
CENPES/PETROBRAS
Presidente Diretor da ABEQ
Presidente Diretor da ABRACO
Sr. Sérgio Munhoz - AIR LIQUIDE (RJ)
Sr. Leopoldo Alcázar Rojas - CTGAS-ER (RN)
Sr. Vasco Berger Garcia - WHITE MARTINS (RS)
Composição da Mesa Redonda:
Sr. Sérgio Munhoz - AIR LIQUIDE (RJ)
Sr. Leopoldo Alcázar Rojas - CTGAS-ER (RN)
Sr. Vasco Berger Garcia - WHITE MARTINS (RS)
Dr. Adriano Silva FURG (Mediador)
- Desafios Tecnológicos em Monitoramento, Inspeção e Automação Subaquática, dias 22 e 23
Apresenta-se como um fórum para apresentações e discussões sobre os principais desafios científicos e tecnológicos associados com a robótica subaquática e seus desdobramentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Após o workshop, será realizada a 1ª Escola de Robótica Subaquática. A Escola foca na divulgação dos fundamentos, algoritmos, modelos e dispositivos utilizados na robótica subaquática pela indústria naval e offshore, propondo aos participantes lidar com problemas teóricos e práticos. Em especial, busca-se motivar os participantes a conhecer os problemas da robótica subaquática, além de criar condições para o aumento de mão-de-obra na área.
- Capacitação em TI e Automação para Indústria Naval e Offshore, dia 23
Tem a finalidade de difundir os processos produtivos atualmente utilizados na indústria naval e offshore a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, empresas e profissionais de TI e Automação, de forma a que estes possam vislumbrar possibilidades de inserção de soluções capazes de melhorar significativamente a produtividade dessa indústria.
As principais atividades do workshop serão palestras proferidas por líderes de equipes de engenharia que atuam em estaleiros, tanto do Polo Naval/RS quanto de outros polos navais como, por exemplo, o do Rio de Janeiro.
Nessas palestras serão apresentados os processos de construção atualmente utilizados e os gargalos onde se esperam contribuições das áreas de TI e Automação.
Além das palestras, será realizada uma mesa redonda com a participação de representantes dos estaleiros, das empresas de TI e Automação e suas associações de classe, e pesquisadores da área de TI e automação da Universidade.
- Capacitação do Engenheiro para o Polo Naval, dia 22
Dedicado à discussão da formação do engenheiro para atuar na nova indústria que se instalou na região do Rio Grande. O workshop é um espaço para que as empresas interessadas nessa força de trabalho exponham sua visão a respeito das necessidades de formação, tanto formal, como complementar e, para as instituições formadoras, uma oportunidade de apresentarem seus cursos e discutirem novos caminhos e abordagens a serem incorporados em seus currículos.
O publico alvo são as instituições de ensino, formadoras dos engenheiros que atuam no Polo Naval do Rio Grande ou não, as empresas que atuam no Polo Naval ou tenham interesse em atuar e profissionais de engenharia em geral.
Já confirmaram presença no workshop, os diretores das unidades educacionais da FURG que formam engenheiros, representantes do IFSUL e UFPEL e representantes da QUIP e ECOVIX/ENGEVIX.
- Gestão de Contratos e Custos na Cadeia Naval e Offshore, dia 22
Buscará destacar e debater, a partir da experiência de profissionais, organizações e entidades relacionadas com o segmento naval e offshore, os principais desafios da cadeia contratual e de custos no segmento. O workshop está dividido em duas partes: a primeira destinada aos contratos na cadeia naval e offshore, suas contingências e possibilidades e que contará com a palestra de Antônio E. Muller (Presidente do CE-EPC e Diretor da Tridimensional Engenharia); a segunda será dedicada à gestão de custos na cadeia naval e offshore e que contará com a palestra de João Mariano Vereza (Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Shell). Ambos os momentos ainda contarão com a participação de Danilo Gonçalves (Diretor Executivo do CE-EPC).
- Gestão Ambiental na Indústria Offshore, dia 23
Visa contribuir na formação dos participantes para a compreensão em questões do meio ambiente. Desta forma, capacitá-lo para desenvolver políticas adequadas de transporte marítimo e de construção naval, fortalecendo a reconversão das políticas públicas nacionais sob critérios de sustentabilidade do desenvolvimento, fortalecendo e integrando as diversas iniciativas. Contará com a mediação do prof. Gilberto Griep, coordenador do PRH-27 Estudos Ambientais em áreas de atuação da indústria do petróleo e participação do dr. Luis Henrique Melges, Principal do Grupo Golder Associates, diretor presidente da Golder Associates Brasil e especialista master da empresa em Gestão Ambiental e de Risco, que abordará o tema Gestão Ambiental na Indústria Offshore: Riscos e Oportunidades e do dr. Marcos Fernandez, ex- diretor da Faculdade de Oceanografia da UERJ, com a palestra, Proteção Contra Bioincrustação: Um Desafio Tecnológico Urgente.