No dia 7 e março, às 18h, em Santo Antônio da Patrulha, ocorreu o desfile temático da Acolhida Cidadã do Campus FURG-SAP, realizado pelo Grupo PET/FURG-SAP Conexões de Saberes. O desfile com o tema central 260 Anos do Povoamento Açoriano no RS, apresentou 700 figurantes em 15 alas, subdivididas em 40 subalas com destaque para a Educação e à Contribuição Açoriana no Estado. A Banda Municipal do Projeto Pé-Quente da Secretaria Municipal de Assistência Social abriu o desfile da Acolhida.
Seguiu-se a ala das representações institucionais com a participação da pró-reitora de Graduação, professora Cleuza Dias; pró-reitora de Assuntos Estudantis, Darlene Torrada Pereira; pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Rita Patta Rache; pró-reitor de Infraestrutura, Guilherme Lerch Lunardi; e diretor da Escola de Química e Alimentos, professor Marcos Amarante. Eles estiveram acompanhados dos professores e técnicos do Campus FURG-SAP e integrantes do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE).
Nesta mesma ala participaram também o prefeito de Santo Antonio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva e o secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Ivo de Paula. Ainda a professora Dilce Gil Vicente, diretora do Polo Universitário Santo Antonio.
A Secretaria Estadual do Turismo (Setur-RS) foi representada por Maria Alzira e Márcia Salvatori, em nome do Comitê Estadual em Homenagem aos 260 Anos do Povoamento Açoriano no RS. O Grupo PET/FURG-SAP, os calouros (vestindo as camisetas graficadas durante uma dinâmica de grupo) e os alunos veteranos dos Cursos de Engenharia Agroindustrial deram continuidade ao desfile. Ao longo de todo a extensão do desfile, os alunos petianos coordenaram e identificaram cada uma das alas. O Polo Universitário Santo Antonio esteve presente com várias referências aos projetos desenvolvidos.
A Secretaria Municipal de Educação apresentou os grupos de danças folclóricas das escolas municipais Santa Inês e Madre Teresa e alunos destaque das Séries Finais do Ensino Fundamental na III Mostra de Ciências e do Conhecimento, além dos alunos bolsistas e com menção honrosa. Alguns estudantes vestiam trajes das principais etnias formadoras da população patrulhense; os açorianos, os alemães e os italianos apresentaram os resultados da Mostra da Ciência e Conhecimento, projeto em parceria da prefeitura com a FURG e financiamento do CNPq.
O legado religioso português ao RS foi representado por 14 estandartes confeccionados por Anna Morisson, da cidade do Rio Grande, que juntamente com Regina Bastos vestiram figurinos típicos açorianos. A fundação da cidade de Santo Antonio e sua arquitetura com traços açorianos foram abordados na ala 10 e a visita do Imperador D. Pedro I ao município na ala 14, juntamente com uma liteira, transporte da época do Império, carregada por escravos. Essas alas foram apresentadas pelo Grupo de Dança Juvenil CTG Patrulha do Rio Grande, reconhecido internacionalmente. O grupo participou ainda do desfile com a ala das Mulheres Açorianas.
A contribuição da cultura açoriana ao Estado e município foram abordadas em várias subalas; as cavalhadas, torneio típico baseado na encenação de lutas entre mouros e cristãos, foram mostradas pelo Grupo Mirim da prefeitura, com trajes típicos e cavalinhos-de-pau. O Terno de Reis e o Baile do Masquê (Baile de Máscara) coube mais uma vez ao Grupo de Dança Juvenil CTG Patrulha do Rio Grande. Os Tropeiros do Divino foram acompanhados da Bandeira do Divino e o tradicional evento musical do município, A Moenda da Canção, trouxe para a avenida, a sua rainha.