O Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande foi escolhido para organizar o 2º. Congresso Latino-Americano de Reabilitação da Fauna Marinha, que será realizado entre 3 e 6 de setembro de 2012.
A escolha feita por profissionais do continente americano deve-se ao histórico do Museu e à credibilidade do seu Centro de Recuperação de Animais Marinhos - Cram, criado em 1974 e que hoje é uma das referências mundiais nas atividades de resgate e reabilitação da fauna aquática. Os técnicos e profissionais do Cram já foram solicitados em tragédias ocasionadas na costa brasileira, bem como em diversos ambientes do planeta, como as Ilhas Galápagos, África do Sul, Uruguai, Argentina e outros tantos países com problemas de contaminação aquática ou ameaças ambientais com risco de vida para espécies animais.
O 2º. Congresso será realizado junto ao Centro de Convívio dos Meninos do Mar - CCMAR/FURG, pela sua excelente condição de acomodação e logística de equipamentos, e contará com a parceria da Aiuka Consultoria em Soluções Ambientais, entre outros associados.
O primeiro evento dessa natureza foi realizado em 2008, na Argentina, na cidade de San Clemente de Tuyú, um balneário localizado no limite externo do estuário do Rio da Prata, na Província de Buenos Aires. Cerca de 250 profissionais de salvatagem animal e um considerável número de estudantes se fizeram presentes vindos de quase todos os países latino-americanos.
A expectativa, para o evento que acontecerá em Rio Grande é de um número ainda maior de participantes, na medida em que a consciência ambiental e o respeito aos ambientes estão cada vez mais presentes no universo de estudantes, especialmente nas séries iniciais do ensino em todo o continente.